Nesta terça-feira (17), acontecerá um eclipse solar anular, o primeiro de 2026. O fenômeno é conhecido como “Anel de Fogo”, devido à presença de um círculo luminoso ao redor da imagem lunar no céu.
Este tipo de eclipse ocorre quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol, porém sem cobrir o astro por completo, devido à sua distância maior do satélite em relação ao planeta, ou seja, quando está mais perto do seu apogeu – o ponto mais distante da órbita.
Segundo informações divulgadas pela plataforma de meteorologia e climatologia espacial Time And Date, o eclipse solar anular acontecerá entre 6h56 e 11h27 desta terça (17), no horário de Brasília.
O “Anel de Fogo” poderá ser visto de maneira completa apenas na Antártida. Já regiões do Pacífico Sul, do Oceano Índico e no sul da África e da América do Sul, a visualização será somente parcial. A expectativa é que aproximadamente 176 milhões de pessoas consigam observar o fenômeno.
Em contrapartida, o Brasil não está entre os locais contemplados com o eclipse. O próximo do tipo solar anular que poderá ser visto em regiões do território brasileiro está previsto apenas para o dia 7 de fevereiro de 2027.
Além do “Anel de Fogo”, estão previstos outros três eclipses para este ano de 2026: em 3 de março, acontecerá um lunar total, a chamada “Lua de Sangue”; no dia 12 de agosto, haverá um solar total; e entre 27 e 28 de agosto, um lunar parcial. Ambos os lunares ficarão visíveis nas Américas.
Por redação!
