Tocando Agora: ...

Em menos de 24 horas, Equipe de Mergulhadores do CBMMS encontra jovem desaparecido no Rio Negro

Publicada em: 06/06/2025 08:52 - Policial

Com agilidade e precisão, em menos de 24 horas, equipe de mergulhadores do CBMMS concluiu a operação de busca ao jovem desaparecido, ontem, nas águas do Rio Negro, em Aquidauana. O desaparecimento ocorreu na tarde de quarta-feira (04), quando a vítima tentava atravessar o rio montado em um cavalo, durante o trajeto com uma comitiva.

 

A equipe de mergulhadores, baseada em Campo Grande, foi acionada via telefone de emergência 193 e se deslocou imediatamente para o local. Assim que chegaram ao rio, iniciaram as buscas ainda no mesmo dia, estendendo os trabalhos até a noite. As operações foram retomadas ao amanhecer desta quinta-feira (05), e, por volta das 8h, o corpo foi localizado.

 

Acompanhe no vídeo abaixo mais informações da operação pelo Capitão Bueno:

 

A equipe de mergulhadores, formada pelo Capitão Bueno e os Cabos Figueiredo, Deyvid e Hugo, iniciou os trabalhos em meio à forte correnteza do Rio Negro, enfrentando condições adversas como baixa visibilidade e enroscos. Para tanto, a atuação dos bombeiros militares exige habilidades como controle da respiração, orientação subaquática e tomada de decisão rápida. O preparo físico rigoroso é indispensável para suportar o esforço e manter a segurança em mergulhos prolongados.

 

Mergulhadores do CBMMS realizam a busca em meio a correnteza do rio:

Crédito do vídeo: Ignácio LLano

O Corpo de Bombeiros Militar reforça a importância da prevenção em locais de banho e oferece cinco orientações essenciais para evitar afogamentos:

 

  1. Evite nadar em rios, lagos e represas desconhecidos – A água pode parecer calma, mas esconder correntes fortes, galhadas e pedras submersas.
  2. Nunca nade sozinho – Sempre esteja acompanhado de alguém e, de preferência, com supervisão de um adulto ou salva-vidas.
  3. Cuidado com a autoconfiança – Mesmo que saiba nadar bem, evite desafios ou ultrapassar áreas de segurança.
  4. Fique atento ao consumo de bebidas alcoólicas – O álcool compromete os reflexos e o julgamento, aumentando o risco de acidentes.
  5. Em caso de afogamento, chame socorro imediatamente pelo 193 – Nunca entre na água para tentar salvar outra pessoa sem treinamento; jogue um objeto flutuante e aguarde os bombeiros.

 

Estatísticas do COCB mostram que, em 2025, o número de ocorrências relacionadas a afogamentos em rios e represas diminuiu significativamente em comparação com os anos anteriores. Neste ano, foram registradas 23 ocorrências, contra 64 em 2024 e 70 em 2023. A redução aponta maior conscientização da população, mas o CBMMS alerta que a vigilância e a prevenção devem continuar sendo prioridade.

 

O acontecimento no Rio Negro serve como alerta para os perigos invisíveis da natureza. A água, muitas vezes tranquila à primeira vista, pode esconder armadilhas silenciosas.

 

Assessoria de Comunicação

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...