Eleito, Gabriel Oliveira quer 'reconstruir' a histórica cidade !
Publicada em: 08/10/2024 07:58 - Corumbá - MS
Com 56,74% dos votos válidos, índice bem acima do prognóstico da única pesquisa eleitoral divulgada, o médico e ex-vereador Gabriel Alves de Oliveira (PSB) é o novo prefeito de Corumbá. Integrando uma forte coligação com a Federação PSDB/Cidadania, Federação Psol/Rede, Solidariedade, PSD, Republicanos, MDB, Federação PT/PV e PcdoB, ele obteve uma vantagem expressiva (17.735 votos) sobre seu maior adversário, Luiz Antônio Pardal (PP), nas eleiçõea realizadas no dia 6 de outubro..
Doutor Gabriel, como é conhecido, terá um grande desafio pela frente: recuperar a cidade, com problemas de infraestrutura urbana e precariedade na saúde, e a auto estima dos corumbaenses. A cidade perdeu mais de 16 mil habitantes, segundo o censo de 2024, em relação a 2020, a maioria jovens, resultado da falta de perspectivas, como emprego. O atual prefeito, Marcelo Iunes (licenciado do PSDB), é acusado de fazer uma má administração.
Novo hospital
“Vamos atacar a saúde da população, em primeiro lugar, mais de 60% das nossas primeiras medidas ao assumir o cargo serão focadas na melhoria do atendimento nos postos de saúde, na retomada dos programas sociais paralisados e limpeza da cidade, que está tomada pelo lixo e abandono”, disse o prefeito eleito. “Outra prioridade é concluir as obras paralisadas, que são muitas, e com o apoio do Governo do Estado vamos construir um novo hospital.”
Gabriel vai administrar a quarta cidade do Estado com um orçamento que chega a R$ 1 bilhão, mas terá que tomar medidas duras para reduzir a folha de pessoal, replanejar a administração municipal e direcionar Corumbá para sua vocação, que o comércio fronteiriço e o turismo. Além da parceria com o Estado, ele terá suporte na Assembleia Legislativa com o deputado Paulo Duarte, presidente do seu partido. Sua vice é a ex-deputada federal Bia Cavassa (PSDB).
Médico ginecologista obstetra, 42 anos, Gabriel Oliveira foi o vereador mais votado em 2026.
Sua família tem tradição na política corumbaense: o avô, Misael Correa de Oliveira, foi vereador; o pai, médico Oséas Ohara de Oliveira, vice-prefeito e vereador, e a mãe, Solange, vereadora. Ele foi eleito prefeito neste domingo com 28.394 votos. Pardal, apoiado pelo atual prefeito, obteve 10.659 votos; André Campos (PL), 5.944; e o ex-senador Delcidio Amaral (PRD), 5.043.
Ladário
Na também histórica Ladário, cidade vizinha a Corumbá, após a quarta disputa pela prefeitura o empresário e ex-vereador Munir Sadeq Ramunieh (PSDB), 50, vai comandar pela primeira vez o município.Ele obteve expressiva vantagem, conquistando 58,52% dos votos (6.043). Luciano Jara, teve 38,57% (3.983), e em terceiro, Romero Korichão (Novo), com apenas 2,91% (301). Sua coligação é formada pela Federação PT/PCdoB/PV, da Federação PSDB/Cidadania, além do MDB, PSD e PSB.
Nosso site usa cookies e outras tecnologias para que nós e nossos parceiros possamos lembrar de você e entender como você usa o site.
Ao continuar a navegação neste site será considerado como consentimento implícito à nossa política de privacidade.