Tocando Agora: ...

Bolívia - Chove em Concepción e Monte Verde, áreas afetadas por incêndios florestais!

Publicada em: 26/09/2024 16:56 - Brasil & Mundo

A chuva traz alívio para Concepción, um dos municípios mais afetados pelos incêndios florestais.

Fortes chuvas caem desde o meio-dia desta quinta-feira em Concepción, um dos municípios mais afetados pelos incêndios florestais em Santa Cruz. Os moradores acolheram com satisfação a precipitação após meses de seca e fumaça. No entanto, a situação continua preocupante na zona de Monte Verde, onde o incêndio ameaça cinco comunidades.

O Serviço Nacional de Meteorologia e Hidrologia (Senamhi) havia anunciado a chegada de uma frente fria e a possibilidade de chuva, que começou por volta do meio-dia. 

Apesar das boas notícias na zona urbana de Concepción , o presidente da Câmara Municipal, Jesús Mencari, alertou que as comunidades de Monte Verde, Makanaté, Sagrado Corazón, El Regreso e Puerto San Pedro continuam cercadas pelas chamas.

 

Chuva de esperança em Monte Verde

A comunidade de Monte Verde enfrenta situação crítica; Porém, começou a chover na tarde desta quinta-feira. Um total de 58 pessoas, principalmente mulheres e crianças, foram evacuadas para Concepción para proteger a sua saúde. Verónica Román, prefeita da comunidade, explicou que decidiram evacuar devido à densa fumaça e à proximidade do incêndio com as casas. “É uma decisão difícil, mas devemos cuidar da saúde dos nossos filhos”, disse Román.

Os evacuados refugiar-se-ão na casa comunal de Concepción, enquanto aguardam a ajuda das autoridades locais e de outras instituições. Román pediu apoio alimentar aos evacuados, que lutam contra o incêndio há 23 dias sem descanso.

 

Chuvas no departamento 

Além de Concepción, foram registradas chuvas em municípios como Pailón, San Ignacio de Velasco e San Miguel , onde até caiu granizo. Em Santa Cruz de la Sierra, a chuva começou a partir das 14h30.

 

Bombardeio de Nuvem

O Ministério da Defesa também realizou bombardeios de nuvens em áreas da Chiquitânia , com o objetivo de gerar chuvas que ajudassem a controlar os incêndios. Edmundo Novillo, Ministro da Defesa, informou que foram disparados cartuchos de iodeto de prata para estimular nuvens em municípios como Concepción, San Julián e San Ramón. 

 

 

 

eldeber

Compartilhe: