Tocando Agora: ...

Revisão tarifária da EMS é debatida em audiência pública em Campo Grande !

Publicada em: 03/02/2023 10:41 - Mato Grosso do Sul - MS

Interessados têm até dia 17/02 para enviar sugestões à proposta


Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) promoveu nesta quinta-feira (02/02) a Audiência Pública 018/202, em Campo Grande (MS), para apresentar a proposta de Revisão Tarifária Periódica da Energisa Mato Grosso do Sul (EMS). No evento, presidido pelo diretor da ANEEL, Ricardo Tili, compareceram cerca de 80 participantesA Audiência foi realizada no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA/MS).

Estiveram presentes representantes da Federação das Indústrias do Mato Grosso do Sul (FIEMS); do Procon MS; do Ministério Público Estadual; do Conselho de Consumidores da Energia do MS; da Federação das Cooperativas de Eletrificação Rural do Mato Grosso do Sul (Fecoerms); da Associação Estadual de Avicultura (Avimasul) Famasul; e da Associação Brasileira da Cidadania e do Consumidor do Mato Grosso do Sul.

Pela proposta, as tarifas da concessionária deverão ser reajustadas da seguinte forma: 

Empresa

Consumidores residenciais - B1

EMS

10,48%

 

Classe de Consumo – Consumidores cativos

Baixa tensão em média

Alta tensão em média

Efeito Médio para o consumidor

11,36%

2,7%

8,97%

Os itens que contribuíram para os índices calculados foram os custos da compra de energia e de transmissão e encargos setoriais. O reposicionamento tarifário, elaborado na Revisão Tarifária Periódica, consiste na redefinição das tarifas em nível compatível com a cobertura dos custos operacionais eficientes e com a remuneração dos investimentos prudentes.

A audiência ocorreu após a abertura de Consulta Pública sobre a Revisão Tarifária da distribuidora, que atende o estado de Mato Grosso do Sul. O prazo para o envio de sugestões à CP061/2022 se iniciou em 14 de dezembro de 2022 e termina em 17 de fevereiro de 2023. As sugestões poderão ser enviadas para os seguintes e-mails:

cp0061_2022rv@aneel.gov.br – para o tema Revisão Tarifária;
cp061_2022et@aneel.gov.br – para o tema Estrutura Tarifária;
cp061_2022pt@aneel.gov.br – para o tema Perdas Técnicas;
cp061_2022ic@aneel.gov.br – para o tema Indicadores de Continuidade (DEC e FEC).

Após análise das contribuições recebidas na Consulta e na Audiência Pública, a diretoria da Agência decidirá, em Reunião Pública Ordinária, os índices finais, que irão vigorar a partir do dia 8 de abril de 2023.

Energia, Minerais e Combustíveis


Compartilhe: