Animais silvestres estavam abraçados à margem de uma mata na região urbana de Campo Grande e foram resgatados após uma moradora acionar a Polícia Militar Ambiental (PMA).
Filhote de macaco-prego é resgatado abraçado à mãe em Campo Grande Um filhote de macaco-prego (sapajus apella) continuou abraçado à mãe, mesmo com ela estando "doente" em Campo Grande.
Os animais silvestres foram resgatados na segunda-feira (4), pela Polícia Militar Ambiental (PMA), após uma moradora visualizar os animais deitados no chão.
(Veja vídeo acima). Médicos veterinários suspeitam de envenenamento.
Mãe e filhote estavam às margens de uma mata que rodeia o bairro Maria Aparecida Pedrossian, região leste da capital sul-mato-grossense.
De acordo com a PMA, a fêmea foi resgatada muito debilitada e com dificuldades de locomoção. Fêmea não soltou filhote durante o resgate. Reprodução/PMA Os animais foram encaminhados para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), para receberem atendimento médico veterinário.
“No exame clínico a mãe não apresentava nenhum sinal de fratura, tão pouco luxação.
Isso nos leva a crer que a sintomatologia apresentada seja de intoxicação ou envenenamento”, explica o médico veterinário do CRAS, Lucas Cazati.
Ele ainda conta que a mãe encontra-se desacordada.
“Ainda se encontra em torpor, ou seja, inconsciente e o estado clínico dela ainda é grave.
[...] Nós ainda estamos esperando alguns exames ficarem prontos para que de fato a gente possa comprovar a nossa tese a respeito dessa intoxicação.
O CRAS continua lutando por esse animal”, pontua. O filhote não apresenta ferimentos, nem sinais de envenenamento ou intoxicação.
“Está recebendo aleitamento e também já está sendo cuidado.
A cada duas horas está recebendo alimentação”, detalha Cazati.
g1 MS