Tocando Agora: ...

Onde os chefs comem? Com Antônio Albaneze, do restaurante Mangaba, em São Paulo

Publicada em: 04/09/2021 18:44 - Variedades

Já se perguntou onde os chefs dos restaurantes mais badalados do mundo comem quando não estão atrás das panelas? Na nossa coluna “Onde os chefs comem” eles abrem o jogo e contam quais seus restaurantes prediletos


Chef Antônio Albaneze   

As raízes afetivas e regionais são o ponto de partida do processo culinário de Antônio Albaneze.  O chef é natural de Corumbá, porta de entrada para uma das regiões mais incríveis do país: o Pantanal.

Assim, como um bom pantaneiro, sua culinária não poderia ser diferente, levando à mesa uma forte “brasilidade”.

No setor há quase duas décadas, Albaneze começou atuando no mercado regional à frente de casas como o Restaurante Antonellos e Alba. Durante 11 anos, assumiu a gerência de eventos da Fundação de Cultura e Turismo da prefeitura de Corumbá.


Em São Paulo desde 2017, o chef seguiu se dedicando a um tipo de culinária que valoriza a riqueza e a diversidade regionais. Assim, desde o final de 2020, ele assumiu o posto de chef executivo do Mangaba, restaurante em Moema que promete “aflorar sabores e contar histórias da nossa terra”.


Valorizando os mais diferenciados ingredientes do Brasil, o restaurante oferece algumas receitas saídas diretamente do caderninho escrito à mão da avó de Antônio.

Por ali há o polpetonne recheado com banana da terra e queijo, acompanhado por um fetuccine ao pesto de rúcula, jambu e castanhas – combinação inusiada do próprio Antônio – e também delícias como picadinhos de mignon com molho roti, arroz, farofa de torresmo, ovo estalado e banana à milanesa.  “Temos o pastelzinho de angu recheado com carne orgânica do Pantanal, faz sucesso também as raias que trago do Amazonas, o pudim de bocaiuva com calda de cachaça”, comenta.


Além desses pratos, o cardápio do Mangaba serve: Bolinho de pirarucu defumado; Ceviche de salmão selvagem marinado em água de coco; Ceviche de jacaré, Angu com queijo canastra e pimenta biquinho; Isca de arraia ao molho de morango; Peixe à tangerina; Risoto de caju com lagostas e Ancho com pirão de leite cabra. Para a sobremesa, uma ótima opção é o “Furrundum”, que é preparado com mamão verde ralado e cozido em rapadura.


Fora da cozinha do Mangaba, Antônio também experimenta outras culinárias e entrega quais suas casas e comidas prediletas em São Paulo – além de uma especial em Maceió. 


Compartilhe: