COBERTURA-6535-11-JUNHO-DIA-MARINHA-BRASILEIRA.JPG

Entretanto o Brasil já vinha exercendo função de proteção por mar há muito tempo. Após a fundação da França Antártica, portugueses apoiados por nossos índios participaram de vários conflitos até a expulsão dos franceses. Pode-se considerar esse evento como o nascer da Marinha Brasileira – os índios reforçaram a esquadra portuguesa com suas embarcações a remo.
Em 1736 é criada a Secretaria d’Estado dos Negócios da Marinha pelo rei de Portugal e organizada por João VI em 1808 como Ministério da Marinha e Domínios Ultramarinos. Após o evento da proclamação da Independência a Marinha atua em vários locais a fim de consolidar a união dos estados. A mais famosa obra de arte que retrata a Batalha do Riachuelo é o óleo de Victor Meirelles pertencente ao Museu Histórico Nacional.
O álbum em que se encontra a foto apresentada é de autoria de Juan Gutierrez de Padilla, fotógrafo da Casa Imperial e que, no período da República, contratado pelo exército brasileiro, documentou a Revolta da Armada em imagens que são contempladas no conjunto da Memória do Mundo-pela UNESCO.
http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_iconografia/icon37769/icon37769.htm
EM LADARIO / MS
Comando do 6º Distrito Naval
Militares do 3° Batalhão de Operações Ribeirinhas participam de campanha de doação de sangue
Vinte militares do 3° Batalhão de Operações Ribeirinhas (3ºBtlOpRib), Organização Militar subordinada ao Comando do 6º Distrito Naval, participaram, no dia 1º de junho, da campanha Junho Vermelho da Rede Hemosul MS, em Corumbá-MS.
A campanha tem como objetivo reforçar o estoque de sangue após quedas significativas no número de doações em virtude da pandemia, período de frio e de férias escolares.