Tocando Agora: ...

Rafa Kalimann visita Pantanal de MS e vê onças de pertinho: 'Que lugar especial!

Publicada em: 08/06/2021 20:01 - Mato Grosso do Sul - MS

A apresentadora está conhecendo a fauna e flora pantaneira desde o último domingo (6). Os vídeos e fotos dos passeios foram postados nas redes sociais da influencer, que ficou encantada com o que já viu.

Rafa Kalimann ficou a poucos metros do maior felino das américas, a onça-pintada, durante um passeio nesta terça-feira (8). A apresentadora e digital influencer está visitando o Pantanal de Mato Grosso do Sul e conhecendo mais sobre a fauna e flora do bioma. 

Era 5h da manhã e Kalimann já estava postando nas redes sociais os preparativos para o "onçafari", uma espécie de safari, realizado por uma Organização Não Governamental (Ong), que leva turistas para avistarem onças no Pantanal, de forma segura e com guias especializados.

Após alguns minutos, Kalimann que levou o irmão, Renato Fernandes para o passeio, detalhou nas redes sociais sobre a primeira onça que apareceu durante o trajeto. De frente para o carro surgiu o felino "desfilando", como a apresentadora disse.

"Até que veio a primeira. Desfilando confiante na nossa frente em sua 'casa', todos vivem livres em seu habitat natural, e o mais fantástico de ver é isso", escreveu Kalimann em um dos stories.

A onça veio em direção ao carro, passou ao lado do veículo lentamente como se estivesse "posando" para que os turistas fotografassem. Durante o trajeto, os guias explicaram sobre o habitat dos felinos e como funciona o ecossistema do Pantanal.

 

 

Uma das onças fotografadas por Kalimann tem uma espécie de colar, que serve para que os pesquisadores monitorem o animal — Foto: Rafa Kalimann/Redes Sociais

Ao finalizar o passeio, Kalimann e o irmão registraram um casal de onças passando pelas cercas de alguma das propriedades da região. A forma natural com que os animais passaram pela local, chamou a atenção da influencer. "Seguimos andando até que encontramos um casal. P.S [observação] para como ela passa e como ele passa pela cerca".

Como é assídua nas redes sociais, assim que finalizou o "onçafari", Kalimann postou no Instagram dela um compilado de fotos e vídeos do passeio. Na legenda disse: "Uma experiência para o resto da vida". Além de expressar o sentimento, a apresentadora agradecei pelo trabalho da Ong que é responsável pelo safari seguro, que leva as pessoas para verem as onças-pintadas.


Onçafari 

Onçafari é uma Ong, que atua basicamente em seis frentes de trabalho: Ecoturismo, Ciência, Reintrodução, Social, Educação e Florestas. A experiência que Kalimann vivenciou nesta terça (8), faz parte da frente de Ecoturismo da instituição.

Uma das principais ações do Onçafari é habituar animais, como a onça-pintada e o lobo-guará, à presença de veículos. "À medida que os animais se acostumam com a presença dos carros de safári, deixam de encará-los como uma ameaça e ficam mais à vontade, o que facilita o desenvolvimento do ecoturismo na região", detalharam em uma carta de apresentação no site da Ong.

Para a Ong, os encontros com os animais silvestres fazem com que a pessoas aprendam mais sobre as espécies, assim, envolvendo-se no processo de conservação da fauna pantaneira.

"Parte do trabalho de conscientização engloba palestras sobre essas espécies e outros animais que convivem no mesmo bioma. São aulas ministradas em escolas e universidades brasileiras e estrangeiras, assim como para os hóspedes que visitam o Onçafari", expressam.

Fazer com que os animais não se sintam ameaçados pelos visitantes, faz parte da prática de habituação, utilizada pela Ong. "A habituação é uma técnica importada da África do Sul, utilizada há décadas no ecoturismo da região. Trata-se de uma interação neutra entre ser humano e animal, na qual a aproximação não gera nem malefícios nem benefícios", explica a instituição.


" 'Habituar animais' não significa domesticá-los, e sim mantê-los totalmente selvagens e livres, mas sem que se sintam ameaçados pela presença de veículos", deixam frisado na apresentação do atrativo turístico.

 Fonte: G1 Mato Grosso do Sul

Compartilhe: