Novos recordes históricos de calor entre hoje e sexta com registros superiores a 44°C“
O risco de emergências relacionadas ao calor é especialmente alto para idosos, animais de estimação e pessoas com doenças crônicas, mas a exposição ao tempo excessivamente quente de forma prolongada pode aumentar a temperatura de qualquer pessoa, levando à desidratação, exaustão pelo calor ou até mesmo insolação, que pode levar à insuficiência cerebral, cardíaca ou renal, e danos aos tecidos”, traz o alerta pedindo para que as pessoas bebam muita água e evitem sair ao sol e que procurem o médico assim que sentir náuseas, vertigens e confusão mental.
O calor, segundo o MetSul, é resultado de uma bolha de ar seco e quente que esta sobre a região criando um cenário “extraordinário” de calor.
“Trata-se de uma gigante bolha de ar quente, uma cúpula de calor ou “heat dome” em Inglês, em que uma área de alta pressão em altitude gera movimentos de subsidência (descendente) na atmosfera com calor extremo e tempo muito seco. A forte estiagem com baixa disponibilidade de umidade no solo acaba agravando a situação e cria-se um mecanismo de feedback em que o tempo seco agrava o calor e o calor agrava o tempo seco, gerando ainda maior evapotranspiração”, traz o alerta.
agoramt