“Foco na prevenção, orientação pela informação e força na repressão, são os alicerces de nosso trabalho”, diz novo Comandante do 7° Batalhão de Polícia Militar em Aquidauana


A Segurança Pública preventiva e ostensiva em Aquidauana e região já conta com seu novo gestor desse o dia 31 do mês de janeiro. A troca de Comando do 7° Batalhão de Polícia Militar, foi o ‘pontapé inicial’ de um novo ciclo no eixo oeste do Estado, que tem agora o Tenente-coronel PM Carlos Magno da Silva como seu grande gestor. Cuidar de um de um grupo de cidades que mesclam o turismo ecológico, pesca pantaneira, carnaval fora de época e outros fatores culturais, será mais um desafio na carreira do experiente Oficial que, em anos anteriores comandou Caarapó, Amambai, Ponta Porã e Corumbá, cidades estas de fronteira, além de ter exercido outras funções estratégicas na Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, como Policia Militar Ambiental de Dourados, Seção de Engenharia/Projetos e Diretoria de Policiamento Comunitário da PMMS.


Nascido em Fátima do Sul e com mais de 31 anos de serviços prestados a Corporação, Tenente-coronel Carlos Magno, em entrevista à Assessoria de Comunicação Social do Comando de Policiamento da Fronteira Pantanal (CPA-3), disse estar pronto essa nova etapa, com planejamento e trabalho, não só na sede em Aquidauana, mas também em Anastácio, Miranda e Dois Irmãos do Burití. “Foco na prevenção, orientação pela informação e força na repressão, serão nossos alicerces de nosso trabalho”.


A seguir, os principais trechos:
- Aquidauana possui uma rota ecológica em seus distritos, o que atrai turistas de todo o Estado e até fora dele e Anastácio também é um portal de entrada para os visitantes. Qual o planejamento do 7° Batalhão PM para garantir o ‘turismo seguro’?


Em se tratando de turismo contemplativo e histórico, sem deixar de lado o turismo pesqueiro, as duas cidades são conhecidas referências no estado, o que requer uma recepção diferenciada para esse tipo de público, com foco no policiamento ostensivo para promover segurança e dar boa visibilidade a quem chega. Paralelo a isso, vamos intensificar as ações táticas, com equipes especializadas de ‘pronto emprego’ em viaturas de duas e quatro rodas.
- A centenária cidade de Miranda, um dos portais do pantanal sul-mato-grossense é conhecida por sua população simples, hospitaleira e tranquila. O que planeja fazer para que essa tranquilidade seja preservada?
Num primeiro momento, nossa ideia é trabalhar a questão da perturbação do sossego causada por alguns motociclistas irresponsáveis que promovem desordem e barulho com o escapamento irregular. Quanto a isso já tomamos várias iniciativas, inclusive fizemos algumas ‘blitz de trânsito’ nos últimos dias e recolhemos várias motos nessa situação. Depois disso, o ambiente melhorou. Agora é dar continuidade no policiamento ordinário com os policias e viaturas locais e com reforço vindo da Sede em Aquidauana, se for necessário.
- Dois Irmãos do Burití sedia um Presídio e também é uma cidade que dá acesso a outros locais por estradas vicinais, o que exige uma atenção especial por parte da PM. O que pretende fazer para preservar a segurança do município?


Dois Irmãos possui essa particularidade do presídio que abriga reeducandos do estado e fora dele. Quanto a isso, a gente trabalha no emprego de rondas nos entornos da unidade prisional e no serviço de ‘inteligência policial’, para antecipar qualquer iniciativa criminosa. Recentemente a Polícia Penal de MS assumiu a guarda externa do presídio que anteriormente era de nossa responsabilidade, e com isso os policiais que ali trabalhavam foram remanejados para o policiamento nas ruas, o que constituiu uma grande vitória para a população. Quanto as vias de acesso a outros locais, a ideia é reforçar o policiamento, as rondas e barreiras policias em pontos estratégicos para coibir o tráfico de drogas e armas, inclusive no distrito de Piraputanga, que também é de nossa responsabilidade.
- Os Projetos Sociais institucionais da PM sempre foram bem quistos pela comunidade. De forma resumida, quais são os que o senhor pretende desenvolver e quais são os públicos alvos?


Dentro das escolas vamos desenvolver o conhecido PROERD na conscientização junto as crianças e comunidade sobre os reais perigos das drogas e a chamada ‘Escola Cívico-militar’, com acompanhamento disciplinar em parceria com duas unidades de ensino no município de Anastácio. Para esse público escolar também desenvolveremos o projeto Patrulha Mirim, da qual sou egresso e tenho um carinho especial, onde atenderemos dezenas de crianças com instruções cívicas e militares pautadas na disciplina, além de recreação e reforço escolar. Teremos ainda o Programa Mulher Segura (PROMUSE) no atendimento as mulheres vítimas de violência doméstica, com acompanhamento dos cumprimentos das ‘medidas protetivas de urgência’, identificação e prisão de agressores e palestras educativas. Por fim, vamos dar continuidade ao projeto de Cinoterapia, chamado de ‘Pelo Amigo’, que auxilia no tratamento de pessoas com deficiência mediante o uso dos cães da PM no processo terapêutico.


- Quanto ao efetivo, quais serão as metas de aperfeiçoamento e valorização para o ano de 2024?
Nosso efetivo é composto por policiais militares valorosos e, sobretudo, voluntariosos no cumprimento de suas funções. Para esse ano, temos os objetivos de promover cursos táticos, operacionais e outros voltados para o atendimento humanizado da população. Qualquer policial militar capacitado vai sentir-se valorizado, porque ao prestar um serviço de qualidade, o profissional sente-se disposto e reconhecido nas ruas e dentro de casa.



A PMMS não para!