Chamando a atenção cada vez mais vestindo a camisa do Swansea, que disputa a segunda divisão do futebol inglês, o prodígio corumbaense Ronald “Pato” ganhou na última sexta-feira (29) grande destaque da imprensa galesa. O texto foi escrito pelo jornalista Tom Coleman do portal Wales Online, site de uma grande editora de jornais situada no País de Gales, a Media Wales.


No texto que narra a jornada de Ronald, desde sua infância em Corumbá até sua ascensão ao Swansea City, o jovem expressou sua gratidão pelo apoio de sua família, especialmente de sua mãe e avó, e sua determinação em alcançar o sucesso no futebol. Ao jornal, ele lembrou os desafios e sacrifícios durante sua ainda curta carreira, as oportunidades no Brasil quando atuou no Corumbaense, foi destaque no Atlético Goianiense, sua chegada à  Europa, em Portugal e a ida para o Swansea. A produção do texto contou com a colaboração de importantes personagens na vida de Ronald, entre eles, o treinador Sabiá, o jornalista Jonas de Lima e a mãe, principal incentivadora. 


O radialista Jonas de Lima destacou o reconhecimento ao jovem e lembrou das dificuldades enfrentadas pelo talentoso atleta. 


“Lembro-me dele como um menino muito esforçado e que valoriza muito a família. Sempre teve o sonho de se tornar um jogador profissional para ajudar a mãe e os irmãos. Para se ter uma ideia do quanto é um rapaz diferenciado, mesmo muito jovem, ele cuidava da avó dele, que era acamada, quando a mãe precisava sair para trabalhar. Ele cuidou com muito carinho da avó dele e viu toda a dificuldade que é a vida. Isso deu força a ele, o transformou em um guerreiro ao ponto de acreditar que desistir não é uma opção. Por isso, ele seguiu em frente para dar uma vida melhor para a família e hoje está conseguindo”, disse o radialista.


Desempenhando papel crucial na história, a mãe do jogador, Laura Alves, que trabalha no setor de saúde de Corumbá, é retratada como figura de apoio inabalável ao longo de sua jornada. Mãe presente na vida do atleta e de seus irmãos, o jogador destacou ao jornalista o apoio que recebeu em casa que acabou sendo fundamental para seu sucesso no futebol.


O destaque dado à “Pato” pela imprensa galesa evidencia que o corumbaense já é tratado como uma promessa em ascensão no futebol inglês. A chegada de Pato foi importante na recuperação da equipe que ocupava as últimas colocações na tabela, com chances de rebaixamento. Com o atacante de 22 anos em campo, o time somou quatro vitórias e um empate em dez partidas. Desse modo, pulou para a 15ª colocação, com 46 pontos em 38 jogos, sete posições fora da zona de rebaixamento. 


A capacidade de adaptação ao futebol britânico e sua contribuição para o sucesso do clube tem sido pontuadas e o com isso, Ronald já é visto como alguém com potencial para alcançar níveis mais altos no futebol, incluindo a possibilidade de jogar na Premier League no futuro.



Por: Ricardo Albertoni

30-03-2024