Dos municípios de diversas regiões há campanhas para evitar que os moradores os “abandonem” neste sábado, 23 de março. Eles também convidam aqueles que partiram a retornar para que possam ser contados.

As autoridades municipais de várias regiões lançaram uma campanha para impedir que os cidadãos que vivem nos seus municípios se desloquem para outras zonas do país durante a grande operação censitária que decorrerá dentro de três dias em território nacional.

No departamento de La Paz, suas duas principais cidades: a capital La Paz e El Alto realizam campanhas para atingir esse objetivo. O prefeito de La Paz, Iván Arias, afirmou que as pessoas recenseadas devem responder à pergunta seis do capítulo A do boletim de voto do censo, que afirma literalmente: “De que cidade ou comunidade você é? A resposta deve ser: Paz”, para “que isto fique claro”.

“Isso é fundamental. Não deve ser esquecido; Amo La Paz, fico em La Paz e estou registrado em La Paz ”, disse Arias, destacando o nome da campanha que vêm promovendo. Anteriormente, o prefeito destacou a importância de a população estar cadastrada no local onde reside, uma vez que o porte populacional dará origem à distribuição de recursos de partilha de impostos a partir de 2025, além de uma nova distribuição de deputados.

 

 

A secretária de Planejamento do município de La Paz, María del Carmen Rocabado, também disse que é importante responder corretamente à pergunta porque “vamos mostrar que em La Paz estamos chegando a um censo de consenso”.

O responsável de La Paz recordou o que aconteceu no Censo Nacional da População e Habitação de 2012, quando a capital deste departamento perdeu 226 macieiras censitárias porque muitos cidadãos responderam incorretamente. E por último deu como exemplo os habitantes dos macrodistritos rurais de Zongo e Hampaturi, que pertencem à cidade de La Paz e não a outro município ou comunidade.

Por outro lado, os vizinhos que residem na área onde vivem os migrantes de Los Yungas foram convidados a permanecer na cidade no dia do Censo.

 

 

A vice-prefeita daquele macrodistrito, Evelin Gonzales, indicou que os funcionários municipais realizam estas tarefas de sensibilização através de um discurso público, principalmente “nos sectores onde temos migrantes”, disse Gonzales. As áreas onde se mobilizaram estão nos bairros de Chuquiaguillo, Minasa e Villa El Carmen, entre outros.

Por outro lado, em El Alto, uma das cidades com maior crescimento nos últimos anos no país , mantém a sua campanha de sensibilização de bairro “Aqui moro, aqui sou censodo” que visa impedir que a sua população se registe noutros locais.

 

 

A prefeita de El Alto, Eva Copa, promove desde 2022 a ideia de que a população deste município não deveria se deslocar para outras regiões durante o dia do censo, porque ir para outra região para fazer o censo significaria abrir mão voluntariamente do orçamento que será redistribuído .

Confirmou que “está tudo pronto” para os Censos e ontem apelou à população para ficar em casa e aguardar os recenseadores. “Pedimos a toda a população de El Alto que fique em casa neste sábado, dia 23, para aguardar os recenseadores ”, afirmou.

Nos últimos dias pelo menos 3 mil funcionários municipais foram treinados em diferentes turnos para o Censo deste sábado. “É muito interessante, muitos jovens vieram para receber formação e os nossos responsáveis ​​também foram preparados”, resumiu a autoridade depois de agradecer aos registradores voluntários.

Segundo as projeções geridas por este município, El Alto tem pelo menos um milhão e meio de habitantes, número que será corroborado, disse, quando forem conhecidos os primeiros resultados da grande operação.

Em Potosí, a deputada departamental desta região, Azucena Fuertes, manifestou a sua preocupação pelo facto de as autoridades de Potosí não estarem a realizar “a socialização correcta” para que a sua população seja contabilizada onde residem.

“Se no (departamento de) Potosí existe uma família que vem da zona rural e trabalha, vive e seus filhos são educados no município de Potosí, essa família deve estar registrada no município de Potosí. Hay que reconocer que el área rural nos ha tomado la ventaja porque desde el año pasado se realizan convocatorias y resoluciones motivando a su población, que tiene terrenos, ganado o una casa de campo, a censarse en esa zona”, indicó Fuertes, al demandar uma campanha.

A deputada acrescentou que as famílias, que possuem propriedades em zonas rurais, devem organizar-se e delegar uma pessoa a essas zonas caso nelas tenham uma actividade temporária e não permanente " porque devemos consciencializar que se a maior quantidade de tempo " estas pessoas acontecerá na cidade de Potosí e deverá estar registrado na referida capital.

Em Chuquisaca, segundo um relatório da rede Erbol, vários municípios da zona rural apelaram a uma série de iniciativas para transferir cidadãos destes municípios para regressarem para o Censo.

Um desses casos é o da cidade de San Lucas, onde as autoridades promoveram um campeonato de futebol e futsal chamado “Unidos pelo Censo” , que será inaugurado hoje e oferece prêmios de até 5.000 Bs.

Entre outras iniciativas, o município de Camargo realizou um concurso de vídeos para convidar pessoas a se cadastrarem naquela região, com premiação de Bs 300 para o primeiro colocado. Além disso, entre os municípios de Chuquisa também existem muitas ofertas de transporte gratuito para o Censo, principalmente com ônibus que sairão das cidades de Sucre e Tarija, até a zona rural.

Projeções

Segundo projeções oficiais do INE, os departamentos de Pando, Tarija, Santa Cruz e Cochabamba são os que concentram a maior taxa de migração interna do país. De facto, as capitais registam taxas de crescimento superiores a 3%, embora El Alto e Santa Cruz superem esse indicador, segundo as projeções oficiais definidas para 2022.

Além disso, de acordo com os resultados do inquérito aos agregados familiares de 2022, até esse ano 70,5% do país vivia em cidades, uma percentagem superior aos 40% que existiam há 30 anos.

Segundo as projeções para 2022, a população já não escolhia La Paz, Oruro, Beni, Chuquisaca e Potosí para viver.

Do ponto de vista municipal, na última década, o número de habitantes de sete municípios da Bolívia cresceu entre 53 e 111%, o que confirma a tendência migratória para as áreas urbanas e revela que no país este fenômeno é mais intenso no leste, de acordo com os especialistas.

Segundo a projeção do INE (2022), processada pela Fundação Jubileu, entre 2012 e 2022 os municípios com maior expansão populacional do país foram: Portachuelo (+111,3%) e Cotoca (75,8%), em Santa Cruz; Cobija (+95,1%), Porto Rico (72,4%) e Ingavi (53,4%), em Pando; Trinidad (56%), em Beni; e Punata, (62,4%) em Cochabamba. Potosí e Chuquisaca há uma diminuição.

 

 

 Eldeber   /   20 de março de 2024.