Após mais um óbito ocorrido na semana passada, a vereadora Raquel Bryk está solicitando à Câmara Municipal, o envio de expediente ao Ministério Público Estadual e ao Ministério Público Federal, para que os dois órgãos apurem as mortes de bebês na Maternidade de Corumbá.

Em sua alegação, a vereadora justificou dizendo que “ao longo dos últimos quatro anos, inúmeras famílias têm visto o sonho transformado em pesadelo, com o alto número óbitos de recém-nascidos”.

“Por isso mesmo – continuou - estamos solicitando a intervenção na apuração desse elevado número de óbitos, para que sejam apuradas as falhas e omissões caso tenha ocorrido, para que tome as medidas necessárias para evitar novos óbitos”, completou.

SISFRONTEIRA

A vereadora está cobrando informações por parte da Secretaria Municipal de Saúde, a respeito do Programa SIS – Fronteira, Sistema Integrado de Saúde das Fronteiras, destinado a integrar as ações e os serviços de saúde nas regiões fronteiriças com o objetivo de contribuir para o fortalecimento e a organização dos sistemas locais de saúde.

EMENDA

Ainda na área da saúde, a vereadora solicitou emenda parlamentar junto à senadora Tereza Cristina, do PP de Mato Grosso do Sul, visando a aquisição duas ambulâncias, uma avançada do Tipo UTI Móvel e uma básica, para atender as necessidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Corumbá.

HOMENAGENS

Ainda na sessão de ontem, Raquel teve aprovado requerimento em que presta homenagens com Moções de Congratulações, integrantes da equipe que trabalhou na recuperação de veículos brasileiros que eram frutos de furto e golpe de seguro, e que estavam em território boliviano.

A ação foi da força policial boliviana e, conforme Raquel, “a homenagem valoriza as forças unidas em uma fronteira mais segura para todos”.

Serão homenageados a ministra de Relações Exteriores, Celinda Sosa Lunda; ministro de Gobierno, Eduardo Del Castilho Del Carpio; diretor de DIPROVE de Fronteira da Província German Busch, TCNL DEAP Marcelo Rodrigo Ramirez Colque; e o diretor departamental DIPROVE Santa Cruz, Cnl CAD Msc Rubén Antonio Valdez Cossio.

Texto/Fonte: Assessoria de Comunicação do Vereador