A qualquer hora, qualquer dia, resolvendo situações!

Empreendedorismo consciente, visionário e sempre presente nas soluções sociais.


Ladário estava em festa no dia 2 de setembro de 2013, o Município comemorava mais um ano de fundação e milhares de estudantes com a população ladarense festejavam a data.

Mas, a data era marcada também por um motivo muito especial, estava nascendo uma das maiores empresas ladarenses que viria a se tornar no futuro, uma empresa com duas bandeiras, afinal de contas tanto Ladário como Corumbá fazem questão de exaltar a existência de Pacheco Gás e Água que surgia justamente no aniversário da Pérola do Pantanal.

O nome levava à frente o mesmo do seu empreendedor e visionário proprietário José Pacheco de Oliveira, ou simplesmente Pacheco, natural de Aparecida do Taboado e que chegou a Corumbá para servir ao Exército Brasileiro como Cabo Enfermeiro, a sua profissão oficial. Depois do exército, Pacheco começou a trabalhar com próteses dentárias, uma atividade que exerceu por vários anos.


Um pé na política

Posteriormente, procurando novas alternativas econômicas, mudou-se para Ladário quando foi convidado pelo ex-prefeito José Francisco Mendes Sampaio (in memorian), para ser candidato a vereador. Pacheco não só venceu aquela eleição como também conseguiu a reeleição, ocupando o legislativo ladarense em dois mandatos, chegando a ocupar a presidência da Câmara Municipal de Ladário.

“Depois desse período eu vi que a política não era a minha praia”, declara Pacheco. E assim foi feito, deixou a política e voltou para o mundo da prótese. Novamente formou uma clientela e parecia que aquela seria a empresa que Pacheco tocaria durante muito tempo.

Mas, um sonho insistia em permanecer em sua mente, o sonho de ter uma empresa de distribuição de gás. O sonho já durava 10 anos e Pacheco idealizava a empresa e trabalhava para dar a ela uma estrutura perfeita no futuro, realmente acreditava no seu sonho.


Acalentando o sonho

Enquanto construía a sua sede, Pacheco visitava todos os distribuidores procurando saber como funcionava, procurando entender a logística de distribuição, os cálculos finas para o preço do consumidor. Quando não estava dentro da empresa, estacionava a moto do lado de fora e ficava observando o entra e sai das motos, o tempo que levavam para entregar e regressar até a distribuidora, observava tudo, tudo, tudo. Enfim, enquanto visitava ou observava, Pacheco também se oferecia para trabalhar sem encontrar sucesso com a maioria, até que um belo dia, tomou coragem e chegou até um dos distribuidores de Corumbá e começou a perguntar como era o mundo gás, a logística, o lucro e outras perguntas.

O dono da empresa olhando nos olhos de Pacheco perguntou: “você não quer trabalhar comigo?” Sem pensar duas vezes Pacheco respondeu “Lógico que quero, quando começo”?

O empresário era o senhor Leopoldo, proprietário de uma empresa de distribuição chamada Corumbá Gas, por quem Pacheco nutre uma gratidão eterna pelo que conseguiu para alavancar as suas atividades.

Aquele momento foi o momento precioso de Pacheco que ganhava um aliado e ainda levou emprestado moto, botijões e toda a estrutura necessária para a implantação de uma pequena empresa. 

Com a cara e a coragem e contando com a ajuda da filha Elen que virou entregadora, Pacheco começou a trabalhar. Ele vendendo e a filha entregando gás com apenas uma moto.

O tempo foi passando rapidamente e as vendas do Pacheco começaram a aumentar vertiginosamente. Enquanto vendia, o prédio da futura sede continuava a subir.

Quando a construção já estava muito perto da sua conclusão, a empresa para qual Pacheco vendia não renovou o contrato em Corumbá. Pacheco, porém, já conhecia praticamente toda a direção da empresa, gozando da admiração dos seus gerentes e diretores.

Num determinado dia o Leopoldo chamo Pacheco em seu escritório e fez a proposta de que iria mudar de bandeira, saindo da Ultragaz para uma outra marca. “Pacheco, você me acompanha?”, indagou o Leopoldo. “Claro que sim” respondeu Pacheco. E lá foram eles para outra bandeira. Porém, Pacheco não tinha ideia do que ainda estava por vir.


A grande oportunidade

Corria o mês de junho de 2013, ao cair da noite Pacheco recebe um telefonema dos Gerentes da Ultragaz solicitando a sua presença no Hotel Nacional. Todo sujo pelo trabalho desenvolvido no dia inteiro, Pacheco foi assim mesmo conversar com os gerentes.

A proposta era irrecusável, “eu comprava o botijão para revenda por quarenta reais, a proposta que me fizeram na Ultragaz foi de me entregarem a dezoito reais, não tinha como recusar”, afirma Pacheco.

A corrida agora era para regularizar o mais rapidamente a sua empresa para poder atuar legalmente nas cidades. Foi o auge na empresa Pacheco Gás e Água como representante Ultragás.

Logo o prédio foi inaugurado e a empresa cresceu de maneira vertiginosa para os padrões de Ladário e Corumbá.

O preço acessível, o atendimento inigualável e a credibilidade oferecida pela marca fez com que Pacheco logo ocupasse a preferência absoluta entre as donas de casa e consumidores em geral.


Colocando em prática

Tudo aquilo que Pacheco observou nas empresas quando estacionava a sua moto em frente, começou a ser praticado com a Pacheco Gás e Água. 

A logística de entrega ainda é tida como jamais vista na região de Corumbá e Ladário. A velocidade na entrega foi criada através de uma série de estudos com os mapas das duas cidades através de pontos estratégicos que possibilitam a rapidez dos motoqueiros por meio de caminhões de abastecimento estrategicamente estacionados em pontos de maior fluxo.

Além do preço que continua a ser o melhor da região, Pacheco ainda tem o brinde tradicional para cada compra realizada. Uma iniciativa que caiu como uma luva no gosto popular, notadamente das donas de casa que preferem comprar do Pacheco para ganhar a tapwere ou o pano de prato. Uma iniciativa jamais vista na cidade. O brinde só depende da compra, sem nenhum tipo de sorteio.

Social do Amor

Além da administração eficiente da sua empresa, Pacheco, juntamente com a sua família criou o Social do Amor, uma ação que retira 10% do lucro da empresa para investir em produtos e materiais de ajudar verdadeira aos mais carentes de Ladário e Corumbá.

Social do amor já entregou dezenas de cadeiras de rodas, medicamentos, cestas básicas, produtos de higiene, produtos de limpeza e, principalmente, gás. É um trabalho social, voltado para a população carente sem fins políticos e que alcança uma repercussão gigantesca no meio social e econômico de todo o Estado de Mato Grosso do Sul.

Hoje, nas cidades de Corumbá e Ladário, não existe uma família que desconheça o excepcional trabalho desenvolvido com essa ação.

Além do caráter de filantropia permanente, Pacheco leva também momentos de entretenimento e momentos de grande satisfação quando realiza anualmente entre os seus clientes um grande Festival de Prêmios com vários brindes. Ninguém paga por cartela nenhuma e nem por bilhete, que comparece ao local recebe um número e já está concorrendo.

Pacheco Gás e Água está longe de ser apenas uma empresa, é na verdade um misto de realização pessoal do seu proprietário com a possibilidade de realizar ações concretas pelos seus semelhantes.

São essas razões que levaram Pacheco Gás e Água ao posto máximo de merecimento do Grande Prêmio Corumbá Profissional e Empresarial 2023.

PACHECO GÁS E ÁGUA