Os clubes participantes da elite do Estadual de 2024 definiram nesta terça-feira o regulamento, datas e tabela prévia da competição, que tem início previsto para o dia 21 de janeiro.


A grande novidade no Arbitral foi a volta das disputas por pênaltis na fase mata-mata, algo que não ocorre há 14 temporadas.
No mais, o formato segue o mesmo de 2023, com dois grupos de 5 equipes, com os quatro melhores avançando para as quartas de final, onde os grupos se cruzam em formato eliminatório até a final, sempre em jogos de ida e volta.


O grupo A será composto pelo atual campeão Costa Rica, Coxim, Operário e os estreantes Náutico e Portuguesa. No grupo B teremos Aquidauanense, Corumbaense, Dourados, Ivinhema e Novo. O último colocado de cada chave será rebaixado para a Série B de 2025.


Confira os jogos da primeira rodada, em 21 de janeiro:

- Coxim x Portuguesa
- Náutico x Costa Rica
- Dourados x Corumbaense 
- Novo x Ivinhema
Operário e Aquidauanense folgam na primeira rodada e fazem suas estreias apenas em 24/01, contra Coxim e Dourados, respectivamente, ambos em casa.


AUSÊNCIA 


Apenas representantes do Coxim não estiveram presentes, com a Federação dando o prazo de 10 dias para o clube apresentar a documentação, sob pena de punição.


OS  GRUPOS DEFINIDOS!

Grupos do Estadual de 2024.


GRUPO A
- Costa Rica
- Operário
- Coxim (não compareceu)


- Portuguesa
- Náutico


GRUPO B
- Dourados
- Ivinhema
- Novo
- Aquidauanense
- Corumbaense


Apesar do não comparecimento, a princípio, o Coxim está confirmado no Estadual que está previsto para iniciar no final de janeiro.


O regulamento é o mesmo da edição de 2023:
10 clubes divididos em dois grupos com 5 equipes;
O último colocado de cada chave será rebaixado para a segunda divisão estadual.


Todos se enfrentam dentro do Grupo;
Os 4 melhores de cada chave avançam e se enfrentam no mata-mata (1° x 4° // 2° x 3°)
No mata-mata, em caso de dois resultados iguais, a equipe com a melhor campanha avança.



Esporte/MS