Muito mais que uma escola de dança 

Há mais de 30 anos Patrícia Gonzalez se dedica ao ensino da dança buscando nutrir sonhos e criar possibilidades de autoconhecimento e auto realização.

 

A Academia Patrícia Gonzalez é o ambiente perfeito para aprender a dançar, fazer amigos e se divertir. São turmas formadas com número adequado de participantes para um melhor aproveitamento dos alunos e professores altamente qualificados que conduzirão o aluno de qualquer idade para um bom aprendizado. Além disso, a academia cria um ambiente familiar, aconchegante e acolhedor também como marca registrada da Academia Patrícia Gonzalez.

Além de aprender a dançar, os alunos cuidam do seu corpo, da mente e conhece novas pessoas formando eternas amizades.

A corumbaense Patrícia Gonzalez é a grande responsável pelo sucesso alcançado com os anos de atividades. Patrícia começou a sua trajetória estudando e aprendendo os primeiros passos do Balé na S’onart Studiun com a consagrada Sônia Ruas Rolon. “Foi na S’onart que aprendi os primeiros movimentos e fui tendo noção da minha paixão pela dança”, confirma Patrícia que completou em 2023 trinta anos de profissão.

Na verdade, a paixão já estava em evidência desde os primeiros anos da sua existência quando dançava os mais diversos ritmos em sua casa. Com apenas três anos já sabia o que fazer em uma coreografia e os passos foram ganhando graciosidade a cada ano de aprendizagem com a “tia Sônia”.

Quando a S’onart Studiun encerrou suas atividades, Patrícia já era uma bailarina em condições de alçar vôo solo. Como tinha iniciado suas atividades como professora com apenas treze anos, já detinha experiência suficiente para comandar uma turma e deixar brotar a sementinha de ter a sua academia no futuro.

 

Começando uma linda história

Mas, toda história tem que ter um começo e esse começo veio com a ideia de sua mãe em criar um projeto para crianças carentes na Igreja Nossa Senhora de Fátima, o “Passinho do Amanhã”, com tanto sucesso que até hoje continua acontecendo sob a coordenação de Patrícia.

Estava dada a largada para as diversas atividades da agora Professora Patrícia. Com o êxito do “Passinho do Amanhã”, Patrícia começou a ficar conhecida e recebeu um convite do Colégio Santa Teresa para dar aulas de dança dentro da própria escola. Patrícia não pensou duas vezes, alugou uma sala e deu início ao ambicioso projeto de dar aulas dentro de uma escola Salesiana de cunho particular. Veio um novo sucesso. As adesões aconteceram de imediato e durante quatro anos, Patrícia ficou no Santa Teresa.

A professora Patrícia era principalmente uma bailarina e, não uma simples bailarina mas uma consagrada bailarina em todo o Brasil. No ano de 1996 Patrícia fez parte da seleção brasileira com apresentações na França (Paris) e na Itália (Roma), quando foi consagrada com o primeiro lugar no Festival de Danças como bailarina. Uma conquista que transformou o nome de Patrícia conhecido nacionalmente e também na Europa.

 

A caminho da concretização do sonho

Em Corumbá, a artista consagrada continuava na sua humildade a transmitir tudo que já tinha conquistado para os alunos nas várias aulas semanais em diversos locais.

Paralelamente ao projeto da Igreja de Fátima e das aulas no Santa Teresa, começou a dar aulas em academias particulares da cidade, deu aulas e criou coreografias para a Assistência Social de Corumbá, e a cada ano ganhando mais experiência e crescendo a vontade de ter a sua própria academia, “eu ficava realizada em dar aulas de dança, mas no fundo eu queria mesmo era estar em minha academia para colocar em prática tudo que eu gostaria que fosse implantado”, confessa Patrícia.

Em 2005, finalmente Patrícia abriu as portas da sua Academia. Era o grande sonho que estava sendo realizado. “Quando pensei em abrir, eu não queria algo feito às pressas e de qualquer maneira, eu sempre sonhei em ter a Academia que pudesse agradar a todos e fazer com que todos ficassem satisfeitos com as aulas, tanto para os filhos como para a própria pessoa”, garante a entusiasmada Patrícia.

A Academia, desde os primeiros dias de funcionamento começou a receber uma quantidade de alunos acima do esperado. O nome de Patrícia era o grande fator que determinava o sucesso.

Espetáculos anuais

No ano seguinte começaram a acontecer os grandes espetáculos de fim de ano com a participação de todos os alunos da academia. E o sucesso se consolidou a cada apresentação realizada nos mais diversos lugares da cidade. O espetáculo já foi realizado em salas particulares, ginásios e anfiteatros, sempre com sucesso de público.

Um dia apenas não conseguia mais atender a presença de tão grande público, e o espetáculo passou a ser realizado em dois dias, para atender a expectativa que não era mais apenas dos pais, mas de toda a comunidade que aprecia a arte de Patrícia Gonzalez.

Hoje, a Academia funciona em suas instalações próprias (desde 2020) e tem em torno de duzentos alunos nas modalidades do Balet Clássico, Moderno, Contemporâneo, Hip Hop, Fitness e deve retornar em 2024 também com o sapateado.

Ano a ano a professora viu surgir grandes valores da dança. Junto aos valores, grupos foram se formando também com sucesso em todas as apresentações.

Alcance mundial

Em 2023 um grupo foi para o Festival de Joinvile em Santa Catarina sendo avaliados com notas excelentes. E, dentro do Festival aconteceu também uma competição de Hip Hop, onde os integrantes da seleção brasileira são selecionados. A Academia Patrícia Gonzalez teve quatro alunos selecionados para a competição mundial em Portugal.

No último mês de outubro Patrícia embarcou de nova para a Europa, desta feita acompanhada pelos quatro alunos. Mais uma grande conquista foi alcançada, seus alunos foram classificados entre os vinte melhores do mundo. “Foi mais um sonho realizado, espero que seja apenas o primeiro de vários outros que virão”, afirma Patrícia. “O que não falta são talentos em nossa cidade, eu estou sempre atenta em todas as apresentações para as quais sou convidada e sempre noto que alguns dançarinos merecem uma chance. E eu procuro sempre dar, pelo menos, uma palavra de incentivo para que ele continue na sua caminhada. Também na minha Academia, são várias crianças comum potencial fantástico para a dança, eu quero continuar sempre ao lado delas para desenvolver esse potencial e gerar bons frutos no futuro”, confessa uma emocionada Patrícia.

Patrícia é casada com Álvaro há 20 anos e tem dois filhos, Luiz Felipe com 16 anos e Helena com 13 anos que tudo leva a crer, seguirá os caminhos da mãe, foi uma das selecionadas para fazer parte da seleção brasileira que foi para Portugal.

Acima de tudo uma realização

Para Patrícia, o trabalho com a arte, especialmente com a dança, não é fácil, mas é uma realização. Afirma que a satisfação e a realização pessoal supera até mesmo a realização financeira do investimento. Por isso, pretende continuar trabalhando acreditando no potencial e investindo cada vez mais na arte a sua criatividade e disposição para novas coreografias e novos espetáculos.

Patrícia tem especialização em ensino para crianças especiais como TDH, segundo a coreógrafa, a dança é fundamental para aumentar a autoestima desses pequenos e dar a eles a confiança para superar tanto as barreiras sociais quanto as limitações físicas.

Para as crianças, a Academia Patrícia Gonzalez da querida “Tia Patrícia”, tem a diversão garantida. Além do aprendizado, evolução física e mental, a crianças encontram um espaço de leveza e sociabilidade. Na academia, as aulas são ministradas com o objetivo de agregar a dança e o exercício físico à vida real de cada aluno, aplicando-os não somente no aspecto físico, mas social e emocional. 

Novo segmento

As alunas que aprenderam balé na infância ou juventude e que tiveram que interromper a atividade por conta da faculdade fora de Corumbá ou casamento, também estão voltando para a Academia Patrícia Gonzalez formando um grupo de jovens senhoras maduras e apaixonadas pela dança que enaltecem o caráter totalmente democrático da Academia Patrícia Gonzalez. Hoje, no corpo de alunos existem crianças, adolescentes, jovens e adultos, um passo considerado como de grande importância para Patrícia.

Pela história de vida, essas considerações e realizações tornaram o Academia Patrícia Gonzalez uma das grandes homenageadas com o Grande Prêmio Corumbá Profissional e Empresarial 2023.

PÁTRICIA GONZALEZ

FACEBOOK:https://fb.watch/oBJH2GrjcL/

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/p/C0MYn_qB8sM/

YOUTUBE: https://youtu.be/ecq38gHcHL4