Uma vida dedicada à beleza, estética e filantropia

 

A profissional Núncia Ayala é a história viva dos primeiros salões de beleza em Corumbá em completa atividade até hoje.

 

            A paixão de Anúncia Gimenez Ayala, conhecidíssima como Núncia, pela estética surgiu quando ainda era criança na cidade de Porto Murtinho na divisa do Brasil com o Paraguai. No país vizinho, Núncia tinha vários parentes, entre eles a famosa tia Lila, que ia até porto Murtinho para fazer Permanente e na Ilha Margarida. Núncia tinha entre 12 e 15 anos e toda vez que se aproximava a data de chegada da tia, se preparava toda para ajuda-la nos atendimentos.

            Nascia ali a imensa vontade de Núncia em aprender tudo sobre a profissão. Aos 15 anos, foi mandada para um internato em Aquidauana das Freiras Salesianas onde as coincidências da vida colocaram Núncia frente a frente com uma ex profissional cabeleireira, filha de japoneses, que estava se preparando para ser freira. Observando a aptidão, curiosidade e a vontade de aprender a profissão que Núncia demonstrava, a direção do internato colocou a freira ensinando tudo que sabia para a Núncia. Com a professora tão gabaritada, Núncia aprendeu as técnicas de corte, manicure, tintura de cabelo e mesmo naquela época, começava a surgir a química do permanente a frio, tudo absorvido e guardado com carinho por pela jovem aprendiz Núncia.

            Nos finais de semana, a professora e a aprendiz prestavam os serviços de beleza para “ganhar um dinheirinho”, como lembra Nuncia. Bem próximo de completar 17 anos, Núncia terminou o curso de Secretariado com as freiras e também concluiu o curso de  Boleira, desenvolvendo a arte de Bolos artísticos e bem elaborados para grandes festas.

Retornando para Porto Murtinho

            Núncia retornou para porto Murtinho e começou a colocar em prática tudo que havia aprendido em Aquidauana. Conseguia prestar serviços agregados nas festas de 15 anos, casamentos, batizados e aniversários, uma vez que fazia os bolos artísticos, de acordo com a solicitação dos festeiros e ainda fazia o cabelo e a maquiagem da grande maioria das mulheres da sociedade murtinhense.

            Núncia acrescentou a maquiagem à sua formação graças a um curso por correspondência que concluiu após o seu retorno para Porto murtinho. E, quando já era conhecida em toda a cidade pelos seus serviços como boleira, cabeleireira e maquiadora, retornou a Porto Murtinho um jovem para passar as suas férias junto com a família, era o também murtinhense Percílio Ayala, já conhecido da família e muito querido pela mãe da Núncia, que naquela oportunidade estava sendo preparada para concorrer a Miss Turismo em Porto Alegre. Era época de carnaval e logo surgiu o amor que se transformou em casamento um ano e oito meses depois, justamente na época da revolução promovida pelos militares em 1964.

Nova vida em Corumbá

            Após alguns meses, mas precisamente no dia 26 de agosto de 1964, Núncia e Percílio desembarcavam em Corumbá para o início de uma nova fase na vida.

            Núncia, incialmente desempenhou o seu papel de dona de casa, atendendo a um desejo do esposo. Cuidava do lar na Vila Rio Branco quando nasceu o primeiro filho João Paulo, nascido em 1966. Núncia parecia destinada a tornar-se uma autêntica dona de casa. Não era isso que ela queria e não era isso que o futuro estava preparando.

            Enquanto o marido estava na Marinha, das 7 da manhã às 5 da tarde, Núncia oferecia seus serviços para a vizinhança das outras 15 casas da vila. Começou a pintar cabelos, fazer maquiagem, pentear, enfim, tudo que fazia em Porto Murtinho, começou a fazer na casa das vizinhas. “Eu cronometrava certinho a chegada do Percílio da Marinha. Quando ele chegava, estava tudo pronto em casa”, confirma Núncia.

            Até o dia em que ele chegou mais cedo e não achou a Núncia em casa e saiu pela vizinhança perguntando da esposa e do filho. Até que uma delas respondeu que Núncia estava na casa de “fulana”, cortando e pintando o cabelo. Ao ser descoberta, confessou ao marido que já estava há algum tempo economizando para fazer um curso, sendo auxiliada pelo Sr. Elpídio Cunha, representante do produtos Wella em Corumbá. Elpídio convenceu Percílio e ainda ajudou Núncia a formar o embrião do seu futuro Centro de Estética. Deu um secador, uma penteadeira, uma mesinha de manicure e alguns instrumentos. “Daqui para frente você não vai mais precisar sair de casa para fazer os serviços, vai fazer aqui mesmo”, falou Elpídio.


O primeiro salão

Foi assim que começou em 1966 o primeiro salão de beleza de Núncia ainda na Vila Rio Branco em casa nos fundos. Mais tarde, núncia convenceu o esposo a mudar para uma casa na frente da vila e colocar um nome no salão. Nome escolhido foi Salão Emi, uma homenagem a uma sobrinha.

            Mesmo com o salão, Nuncia não para parava de fazer outros serviços. Fazia salgados para bares e lanchonetes próximas, engomava as roupas de marinheiros, uma exigência da época e juntamente com as atividades do salão, continuava acumulando dinheiro para o tão sonhado curso em São Paulo.

            Núncia queria ser professora de beleza, era esse o seu grande sonho, “eu via que aqui não tinha profissionais que ensinassem outros profissionais. Tinha apenas o Spadela na Rua Antonio Maria, onde trabalhava a minha querida amiga Ladi. Existia ainda a Dona Lena, da família Pécora que tinha um salão e fazia sucesso naqueles anos. E eu pensava comigo mesma, ainda vou chegar lá”, confessa Núncia.

Mas, como iria se concretizar o sonho de ser professora numa área tão diferenciada em Corumbá?

            Núncia se lembrou que o esposo já tinha direito a umas férias de seis meses na Marinha. Não pensou duas vezes e argumentou com o marido convencendo-o a passar seis meses em São Paulo enquanto ela fazia o curso, hospedados em uma família amiga em Osasco. 


Cursos de aperfeiçoamento e Europa

            Em seis meses Núncia fez o curso que deveria fazer em um ano, conquistando o seu primeiro diploma e surgindo em sua vida uma outra novidade que também ganharia proporções mágicas em sua vida, a estética.

            Regressando a Corumbá em fins de 1969, o desejo de Núncia era mudar-se da Vila rio Branco para um local mais central na cidade onde ganharia maior visibilidade. Mudou-se para uma casa vizinho ao atual endereço (Antônio Maria, 710), reformando a casa, reinaugurou o Salão de beleza Emy, onde Núncia começou a conquistar verdadeiramente uma grande clientela.

            Em 1970 nasce o segundo filho Reinaldo, hoje um destacado advogado na cidade de Corumbá que carrega com orgulho a história e as conquistas da mãe. “Eu tenho orgulho das vitórias conquistadas e das lutas travadas ao longo da vida dela para concretização de um sonho, o sonho que ela trouxe desde Porto Murtinho”, afirma Reinaldo.

            Com o sucesso alcançado, em 1979 Núncia ganhou o prêmio, ainda no Mato Grosso integrado, como a melhor profissional do setor, representado o Estado em um concurso da Wella em São Paulo. Para sua grata surpresa, no mesmo concurso foi escolhida para representar o Brasil na Alemanha. “O produtos Wella pagou tudo, desde minha saída de Corumbá até o retorno”, afirma.

 

Prêmio internacional e aperfeiçoamento constante

            No meio de três mil cabeleireiros, Núncia foi agraciada com o 25º lugar ganhando uma Tesoura de Ouro e um certificado com validade em quarenta  países do mundo.  Foi o primeiro grande sucesso alcançado por Núncia. Até hoje ela se emociona quando lembra da infância em Porto Murtinho e que chegou à Europa conquistando uma grande projeção internacional.

            A partir daí Núncia começou a manter contato com os maiores nomes da beleza internacional. Cabeleireiros de Rio, São Paulo e outros grandes centros, passando a ser para Núncia um ponto de referência para as grandes novidades que iam surgindo. Num mundo sem internet, era a melhor coisa que podia acontecer para Núncia, mantendo-se atualizada em tudo que surgia de novidade.

            Em 1979 Núncia inaugurou o novo e atual endereço e o salão passou a ser denominado de Núncia Cabeleireira, naquele mesmo ano fez o primeiro curso de estética, tornando-se a primeira do Estado a ter a profissão reconhecida e, posteriormente, em 1986, tornou-se especialista em estética, quando ainda não havia faculdade para esse ramo de atividade, filiando-se à FEBRAC, a Federação Brasileira de Estética e Cosmetologia, quando passou a ser congressista e ampliando o seu relacionamento com os grandes nomes do ramo da beleza total no Brasil.

            Grandes nomes da cirurgia plástica, ortopedia e estética passaram a fazer parte da rotina de cursos que Núncia concluiu nas grandes cidades brasileiras. O mais famoso deles foi Ivo Pitangui que em 1980, participando de um Congresso Internacional realizado no Brasil, criou o embrião da primeira faculdade de estética com a ajuda de diversos profissionais europeus que mandavam apostilas traduzidas para o português para todos que desejassem aprimoramento máximo na estética. Claro que Núncia era uma delas. De dois em dois meses, durante três anos, ela tinha que ir a São Paulo para fazer prova com os professores brasileiros. Ao fim dos três anos, tornou-se a primeira esteticista diplomada de Mato Grosso do Sul, já no ano de 1993 pela CIDESCO Internacional, sendo avaliada no exame final com vários médicos do Brasil inteiro. A partir daquele diploma, estava apta a trabalhar em vários países de todos os continentes.

Núncia conseguiu aliar a fama de excelente cabeleireira com estética, massagens e outras novidades na cidade, sempre aprimorando conhecimentos. Tornou-se o grande nome da beleza em Corumbá, figura de destaque nas grandes festas com aproximadamente vinte funcionárias auxiliando os seus serviços. A menina de Porto Murtinho que preparava as moças para as festas agora preparava as senhoras e senhoritas para os maiores eventos da sociedade corumbaense.

 

A professora e os seus cursos

Núncia formou mais de quinhentas mulheres na área de beleza através de vários cursos. Era o grande sonho de se tornar professora sendo realizado. O primeiro curso, que serviu como grande laboratório para as suas futuras atividades foi em 1976, onde tirou os ensinamentos de organização, conteúdo e didática a ser implantados nos cursos que ainda viriam.

E vieram diversos outros entre 1990 e 1995. Mas, a cereja do bolo aconteceria já nos anos 2000 a 2004 quando realizou cinco mini Congressos em Corumbá com a presença de renomadas figuras nacionais e internacionais da beleza.

Mas, nem tudo são flores. Em 2005, Núncia teve que sair de Corumbá para possibilitar o tratamento de quimioterapia em Campo Grande do esposo Percílio. Temporariamente Corumbá sentiria a falta de Núncia em seu dia a dia.

Em Campo Grande, abriu o seu pequeno salão na Vila Alba mas, o ponto forte foi quando os grandes salões descobriram que estava em Campo Grande e passaram a contratá-la como freelance para os grandes eventos.

E, vindo quase que mensalmente em Corumbá, Núncia não descuidava da sua clientela, atendia no corredor da sua casa, bem ao lado do outro salão que alugava o seu antigo endereço.

Percílio, o companheiro de uma vida de Núncia, faleceu no dia 23 de maio de 2010. Era o fim da presença de Núncia em Campo Grande. Resolveu voltar e reiniciar as suas atividades.

 

Surge a restauradora

Antes disso, porém, uma nova atividade surgiu na sua já intensa vida de profissional. Tudo aconteceu quando visitando a Igreja Nossa Senhora Aparecida em Campo Grande, conheceu a imagem de Nossa Senhora da Caacupê já bem desgastada com o tempo e com alguns defeitos em sua face.

Núncia compadeceu-se imediatamente e pediu para o pároco que iria levar a imagem para sua casa e restaurar. Depois de várias tentativas se sucesso, sozinha e com ajuda de outros profissionais, Núncia iria devolver a imagem para a Igreja mas, ajoelhou-se e orou solicitando ajuda para ter capacidade de fazer o procedimento. Passou uma madrugada inteira trabalhando e conseguiu entregar a imagem com a face e os cabelos totalmente restaurados para o pároco.

Surgia a Núncia restauradora. Depois de voltar para Corumbá, inúmeras imagens de residências e Igrejas Católicas de Corumbá já foram restauradas por Núncia que solicita apenas o material para fazer a restauração. Foi assim que restaurou todas as imagens da Catedral de Nossa Senhora da Candelária entre os anos de 2021 e 2022.

Núncia permanece atendendo em seu endereço tradicional na Rua Antonio Maria Coelho, 670, nas horas que não se dedica à beleza, está se dedicando a alguma restauração e continua com o mesmo otimismo e as mesmas esperanças da sonhadora mocinha de Porto Murtinho. A única diferença é que já chegou ao ápice, conseguiu realizar vários sonhos, conheceu o mundo, foi homenageada várias vezes e em várias cidades, conheceu os maiores profissionais da história moderna da beleza no Brasil e no mundo e, continua com a mesma humildade de sempre.

No Asilo São José, no Hospital, na Igreja da Caacupê e suas quermesses e promoções, sempre é possível observar a figura de liderança e de muita humildade da Núncia, um presente que Corumbá ganhou e nunca mais vai abrir mão.

É simples falar de Núncia, é simples falar de uma pessoa tão simples e tão humana, autenticamente merecedora do Grande Prêmio Profissional e Empresarial 2023.

 

 

RESUMO – NÚNCIA AYALA 

Esteticista – Cosmetologa – Terapeuta Holistica – Massoterapia – Cabeleireira

Dispõe dos mais modernos recursos, conhecimentos tecnológicos na área de beleza.

Participando de congresso e cursos com médicos renomados do País e do Exterior.

PELE

Limpeza de pele.

Drenagem Facial./ Pré e pós operatório.

Tratamento acne grau I, II e III

Tratamento de manchas, Cloasma, Senis-Gravidica, Sequela de acne, rugas, marca de expressão. Flacidetissular, olheiras, estrias.

CABELO

Corte de cabelo masculino e feminino.

Tintura

Reflexo

Balayagem, Escova definitiva

Escova inteligente

Escola Progressiva

Marroquina

Turmalina

Floral

Catalonica

PODOLOGIA

Micose

Unha encravada

Calosidade - feitos com os mais modernos aparelhos.

Resultado de cura total em 3 meses.

TRATAMENTO CAPILAR

Queda de cabelo - Alopecia Arefata – Seborreia - Psoriase

MAQUIAGEM DEFINITIVA          

Micropigmentação

Consertos sobrancelha com Hena – Desing permanente nos cílios

Alongamento dos cílios

DIA DA NOIVA

Banho de lua

Depilação – Maquiagem - Penteado

Produção Completa

Entregue na porta da Igreja

 

RUA ANTONIO MARIA COLEHO, 686

CENTRO

3231-6216

9 9225 2108

CORUMBÁ - MS