RENO PEÇAS – um investimento que é orgulho para Corumbá

 

            Quando pensamos na empresa Reno, podemos afirmar que visualizamos uma organização voltada para o mercado consumidor sempre orientada pela ética nos relacionamentos com seus fornecedores, clientes, funcionários e demais parceiros comerciais. A Reno valoriza o reconhecimento humano, compromisso social e sustentabilidade, preservando a excelência na qualidade de seus produtos e serviços.

            Para chegar nesse ponto e com esse padrão de qualidade, um longo caminho foi realizado repleto de experiências positivas e negativas do seu proprietário Carlos Henrique, certamente com um grande aprendizado que conseguiu moldar a empresa em direção ao sucesso que desfruta atualmente.

            O caminho foi longo, de muita coragem e persistência.

            Após algumas experiências difíceis na Caatinga do Piauí, seu Estado natal, Carlos desembarcou no ano de 2005 em Corumbá, tentando arrumar emprego, mas não tendo sucesso. Vinha de uma das regiões mais pobres do País e não conseguiu colocação em nenhuma das empresas visitadas.

            Veio com a esposa Márcia com quem era casado desde 1999  e um filho pequeno chamado João neto

            O único jeito encontrado para conseguir manter o seu sustento foi vender o carro, uma Saveiro velha que ainda estava devendo boa parte ao Banco. Era o ano de 2006, Carlos pagou o que devia ao Banco e ficou com seis mil reais do total das vendas. Precisava fazer alguma coisa com esse dinheiro para poder arrumar um sustento.

 

 

Os primeiros investimentos

 

            Juntamente com a esposa Márcia, investiram em roupas para serem vendidas na rua. Como a maioria das roupas era feminina, o casal resolveu passar o comércio de roupas apenas para a esposa Márcia fazer.

            Até então, Carlos não tinha muito ideia do que era comércio. Tinha aprendido a arte de ser vaqueiro no Piauí, apenas Márcia tinha mais experiência devido algumas atividades da sua família no comércio e na política do Estado.

            Pouco tempo depois, conseguiram comprar um carro velho financiado. Enquanto a esposa vendia roupas utilizando o carro, Carlos iniciou a compra e vendas de peças de automóveis pedalando durante todo o dia e visitando todas as oficinas da cidade para conseguir negociar os produtos. Conversava com os mecânicos, observava quais eram as suas necessidades e aos poucos foi se tornando bastante conhecido no meio. E, o principal, ganhava a cada negócio feito uma grande credibilidade.

            Carlos abriu uma empresa para poder fazer o seu trabalho legalmente. Ficou vendendo peças de automóveis pedalando durante um bom tempo. Porém, durante o período, Márcia foi acometida de uma grave doença, fazendo com que o negocio da roupa, que até então vinha de vento em popa, acabasse. Uma vez que Márcia não tinha mais condição de tocar esse tipo de comércio.

            Quando isso aconteceu, Carlos percebeu que todo o dinheiro que dispunha era de dezessete mil reais. “Eu não tinha nada de peças e nem tinha dinheiro”, Carlos recorda, completando “a única coisa que eu sabia fazer bem feito era vender peças”. Só que alguma coisa deveria ser feito de maneira diferente do que simplesmente vender de bicicleta, estava no hora de se estabelecer.

 

 

Primeiro endereço

 

            Carlos procurou um amigo que tinha uma oficina e conseguiu um espaço de 2 x 3 metros, bastante pequeno mas o suficiente para iniciar o negócio da primeira loja de peças. Suficiente também para a vontade de trabalhar que Carlos alimentava desde os primeiros dias em Corumbá.

            As coisas começaram a melhorar tanto para o amigo quanto para o Carlos. Com o sucesso da oficina, o amigo resolveu que não abriria mais aos sábados, pouco tempo depois resolveu que também na sexta-feira não iria mais trabalhar. Carlos começou a ficar assustado e teve que procurar outro endereço para poder trabalhar do jeito que queria. O movimento de peças nos finais de semana não poderia ficar parado.

            Conseguiu um novo endereço na Rua Porto Carrero em 2008. Ainda pequeno com uma porta diminuta, mas já procurado pelos mecânicos e proprietários de automóveis. Quando fez a mudança, o espaço era tão pequeno que metade do estoque teve que ficar guardado um bom tempo numa caçamba porque não cabia no novo endereço. O estoque era muito maior que o espaço.

            Era o primeiro grande sinal de crescimento para quem tinha começado o negócio vendendo as peças pedalando uma bicicleta.

            Carlos permaneceu um ano na Porto Carrero, vendo a sua clientela aumentar e já não tendo como estocar a variedade de peças que comprava para revenda.

 

 

Mudando para o atual endereço

 

            Foi oferecido então o endereço onde funciona até os dias atuais na Rua Ladário nº 1.499. A situação se inverteu, o lugar era muito grande e o estoque nem era tão grande para ocupar o local por inteiro. Mesmo assim, Carlos topou o desafio e se estabeleceu no endereço.

            As coisas começaram a dar certo. Carlos, já com um capital melhor que nos primeiros anos de Corumbá, comprou uma empresa falida e encarou o desafio de construir casas. A esposa Márcia conseguiu controlar a doença e passou a trabalhar na autopeças, assumindo praticamente o controle da loja.

            Na construtora, Carlos conseguiu arrumar a situação financeira da empresa e conseguiu cumprir e entregar alguns contratos pendentes. Depois disso, resolveu voltar para a autopeças, sabendo que aquilo era realmente o seu mundo.

            O tempo passava e a diversidade de produtos e a quantidade do estoque aumentavam rapidamente. A Reno Peças passou a ser referência em todas as oficinas e mecânicos. Mas, o espírito visionário de Carlos fez com que logo aparecesse um novo braço do segmento. Sem saber como pagar e nem de que forma iria operar, Carlos comprou uma Retífica, diversificando ainda mais os seus negócios.

 

Agregando a retífica de motores

 

            A retífica funcionava em um prédio distante da autopeças. A logística começou a ficar difícil para o atendimento e para a administração de material e pessoal. Carlos resolveu trazer a retífica para um espaço colocado à autopeças. “Foi a forma que encontrei de ter uma melhor controle administrativo e poder acompanhar todo o trabalho executado pela equipe”, confirma Carlos.

            Foi um grande sucesso. A retífica começou a ajudar a Reno vender peças. Valores agregados, bem ao gosto dos mecânicos que necessitam de retífica e peças dos mais variados motores. Somados os dois segmentos, a Reno conseguiu atender melhor o mercado de Corumbá.

            Depois de algum tempo, Carlos começou a buscar parcerias mais consistentes do ramo nos grandes centros, conseguiu uma franquia e sempre está em São Paulo buscando as novidades do mercado visitando as indústrias e os fornecedores buscando qualidade e preços.

            Apresentando perfil altamente empreendedor, mantem-se em contínuo processo de expansão em sua área de atuação, Carlos dispõe de um time de colaboradores técnicos e agilizando o atendimento e a entrega dos trabalhos na retífica.

Carlos tem a visão sempre voltada para o futuro. A empresa investe constantemente em treinamento na área de recursos humanos no sentido de aprimoramento de sua equipe.

Os motores retificados são montados por profissionais experientes, seguindo todos os requisitos necessários para a correta retífica de motor, utilizando maquinários e ferramentas de precisão e a equipe treinada e especializada está pronta para lidar com qualquer desafio, independente da marca do seu motor.

 

 

Hoje, uma grande empresa

 

Hoje, a Reno Peças e Retífica está muito bem consolidada. Carlos conduz a empresa e a família dentro de um equilíbrio baseado na experiência de quem já viveu diversas fases que a vida impôs. Seu filho João neto faz medicina na Bolívia e também é comerciante.

            Carlos ama Corumbá e já até recebeu o título de Cidadão Corumbaense.

A esposa Márcia é o que pode ser chamado de grande esteio da organização, “é p braço direito da empresa, é a pessoa que realmente toca o negócio. Márcia é formada em Contabilidade e na frente da loja é ela quem toma conta de tudo, posso afirmar que se não fosse ela, eu não teria chegado onde cheguei”, derrama de elogios o empresário Carlos, acrescentando que “foi a Márcia quem me deu o incentivo para que esse comércio fosse cada vez maior. Eu sempre tive disposição para o trabalho, mas quem me ensinou tudo no comércio foi a Márcia, minha esposa”.

            A Reno fica na Rua Ladário 1.499, telefone 3231-5985, recebendo merecidamente o Grande Prêmio Profissional e empresarial 2023.