Em Campo Grande para participar de um fórum de instituições de fomento à pesquisa, a ministra conselheira da União Europeia Ana Beatriz Martins teve um encontro nesta quarta-feira (30) com o governador Reinaldo Azambuja e seu sucessor, Eduardo Riedel. Na reunião, no receptivo do governo, Riedel e Reinaldo Azambuja apresentaram o programa Carbono Neutro, que irá neutralizar a emissão de gases causadores do efeito estufa até 2030.

A ministra conselheira elogiou as iniciativas de sustentabilidade. "É a proposta mais ousada de todos os estados brasileiros", afirmou Ana Beatriz Martins. Ela também quis saber sobre a transformação digital do governo, que fornece vários serviços pela internet.

Reinaldo Azambuja falou da preocupação de Mato Grosso do Sul com as mudanças climáticas e a preservação ambiental. "O nosso programa Carbono Neutro tem vários eixos. Seremos o 1° estado do Brasil a neutralizar as emissões dos gases causadores do efeito estufa", explicou.

Já o governador eleito Eduardo Riedel fez questão de ressaltar o interesse de ter uma relação cada vez mais próxima com a União Europeia. "Vamos trabalhar ações de gestão do nosso território tendo sempre essa visão de sustentabilidade. E é do nosso interesse, enquanto Estado, estreitar relações com a comunidade europeia", destacou.

A reunião no receptivo contou também com a participação dos secretários Jaime Verruck e Ricardo Senna, respectivamente, titular e adjunto da Semagro.

Fórum

O Fórum Consecti & Confap 2022 está sendo realizado em Campo Grande reunindo as principais instituições que promovem investimento em pesquisa científica e tecnológica no país. O evento começou nesta quarta-feira e a programação segue até 3 de dezembro com foco na troca de experiências e planejamento das ações para 2023. 

O Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) são organizações sem fins lucrativos que têm por objetivo promover uma melhor articulação dos interesses das agências estaduais de fomento à pesquisa científica, tecnológica e de inovação no Brasil.

Organizado em Mato Grosso do Sul pela Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul) e pela Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), o fórum reunirá presidentes e representantes das 27 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), Secretários Estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação, além de representantes de agências federais e internacionais de fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação, além da comunidade acadêmica e científica.


  • Portal do Governo de Mato Grosso do Sul