Realizado pela segunda vez no município, evento marca a conclusão da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos, executada por meio do programa Cidade Empreendedora


Estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Corumbá tiveram a oportunidade de apresentar à comunidade os produtos que desenvolveram em sala de aula por meio da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), aplicada pela segunda vez no município através do eixo Educação do programa Cidade Empreendedora – iniciativa executada pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal. A iniciativa teve início no dia 19 deste mês e encerrou-se nessa quarta-feira (30). No total, cerca de 5.518 estudantes participaram.


A “Feirinha do JEPP”, como é chamada a ação, foi realizada em 19 escolas municipais de Corumbá: Barão do Rio Branco, Rural Carlos Cárcano – Polo e Extensões, Almirante Tamandaré, Ângela Maria Pérez, Rural Paiolzinho, Professora Tilma Fernandes Veiga e Centro Municipal de Educação Infantil Parteira Valódia Serra, Caic Padre Ernesto Sassida, Clio Proença, Rural de Educação Integral Monte Azul, Prof. Djalma de Sampaio Brasil, Izabel Corrêa de Oliveira e Extensão,  Pedro Paulo de Medeiros, Eutrópia Gomes Pedroso, Luiz de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres e Extensões, José de Souza Damy, Cyríaco Felix de Toledo, Dr. Cássio Leite de Barros, Sede Delcídio do Amaral e Extensão e Luiz Feitosa Rodrigues.


De acordo com a gestora estadual do programa Educação Empreendedora do Sebrae/MS, Priscila Veloso, a feirinha representa o fechamento do trabalho realizado durante quatro meses com os estudantes na temática do empreendedorismo. Após participarem de uma formação, oferecida pelo Sebrae/MS, os professores abordam o assunto com os alunos em sala de aula, de acordo com a faixa etária de cada turma.


Em 2021, a metodologia já havia sido aplicada nas escolas municipais de Corumbá e, neste ano, novos estudantes tiveram a oportunidade de participar da iniciativa. “É o segundo ano consecutivo que a Secretaria Municipal de Educação aplica a metodologia do JEPP nas escolas e com a realização da Feirinha pudemos ver de perto a evolução e a entrega das crianças, bem como o empenho dos professores em fazer todo o projeto acontecer. Além disso, a ação possibilita a confraternização entre a comunidade escolar e permite que os estudantes tenham a vivência do empreendedorismo e como ele pode ser colocado em prática”, destacou Priscila.
Transformação na Escola


Por meio da metodologia, mais do que a abordagem do empreendedorismo, os estudantes também puderam desenvolver habilidades como trabalho em equipe, desenvoltura e criatividade. A coordenadora pedagógica da Escola Municipal Almirante Tamandaré, Sonia Aparecida Baís, conta que o trabalho realizado transformou o dia a dia dos estudantes.
"Este ano estive a frente da iniciativa Jovens Empreendedores Primeiros Passos e tivemos uma adesão positiva dos alunos. O trabalho dos professores foi parte essencial para a execução das crianças durante este semestre. A partir do JEPP nós percebemos que é possível potencializar o conhecimento, a criatividade e o empreendedorismo nas crianças", comentou.


Em outra escola de Corumbá, a Almirante Tamandaré, a estudante Maria Sofia Castelo Branco Lobo explicou que a iniciativa trouxe o empreendedorismo como uma possibilidade para o futuro. "Eu aprendi com o JEPP que se precisarmos de uma alternativa de renda quando crescermos, a gente pode produzir mercadorias para vender. E durante esse semestre a gente aprendeu isso, como vender, o que podemos fazer de mercadoria com materiais que encontramos no dia a dia. A minha turma trabalhou com o tema sabores e cores. Para a feira do JEPP nós fizemos salada de frutas", revelou.


Outro ponto importante foi identificado pelo professor Pedro Mauro Sobrinho, que trabalha na Escola Municipal Rural Monte Azul. Ele explicou que a metodologia promoveu o trabalho em equipe e a consciência ambiental. “Meus alunos esse ano abordou o tema reciclagem e produziram brinquedos a partir de itens que seriam descartados. Foi muito gratificante poder acompanhar a evolução deles até a concretização da feirinha. Além disso, percebi que as crianças criaram uma consciência de preservação. Elas produziram cavalos de garrafa pet e um painel onde os colegas poderiam tentar colar o rabo do cavalo", expôs.


Para o aluno Vinicius Soares Bruno, que participou da iniciativa, foi gratificante ver o trabalho recompensado no final. "Eu achei bem difícil no começo, mas eu vi que todo o meu trabalho e esforço junto com os meus colegas, geraram uma boa ação. Todos os nossos produtos são feitos de materiais recicláveis e o dinheiro que vamos ganhar, vai ser doado para a escola. Eu gosto muito de ajudar as pessoas e com o JEPP eu pude fazer isso", pontuou.
A diretora da Escola Municipal Luiz Feitosa Rodrigues, Lenin Fernanda Gomes da Silva, conta que, através da iniciativa, as crianças puderam desenvolver novas habilidades. "Os alunos participaram ativamente, não queriam faltar aula, mesmo quando chovia ou fazia muito frio. Foi construído um sentimento de pertencimento pela metodologia. Eles entenderam que durante a feira estariam manuseando dinheiro de verdade e aprenderam o valor disso. Tudo que está sendo arrecadado vai servir para uma festa de encerramento. Isso gerou uma motivação maior porque aprenderam o que precisava para poder comprar sorvete e cachorro-quente, por exemplo", afirmou.


Saiba mais sobre o JEPP


Ensinar as crianças desde pequenas que empreender pode ser uma alternativa de carreira, além de trazer novas possibilidades e fazer com que os jovens desenvolvam habilidades diferenciadas, também é uma forma de incentivar o desenvolvimento dos municípios, por isso, o programa Cidade Empreendedora, oferecido pelo Sebrae/MS, possui como um dos principais eixos, o Educação Empreendedora.


Para os municípios que aderiram ao programa, é oferecida a metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), voltada para estudantes das escolas municipais que cursam do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Por meio dela, o Sebrae/MS capacita os professores para que a temática empreendedorismo seja trabalhada em sala de aula.


O tema é trabalhado com os estudantes de acordo com a faixa etária, por exemplo, com a turma do 1º ano o tema proposto para a ideia de negócios foi o “Mundo das ervas aromáticas”, quando os alunos são estimulados a cultivar hábitos mais saudáveis e, além disso, desenvolveram produtos a partir dessa matéria prima, como sachês perfumados. A Feirinha do JEPP é o último passo da metodologia, quando os estudantes de todos os anos envolvidos apresentam os produtos desenvolvidos à comunidade.


Atualmente, são 32 municípios integrantes do Cidade Empreendedora em Mato Grosso do Sul e, em todos eles, o JEPP é aplicado: Amambai, Água Clara, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Caarapó, Camapuã, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Inocência, Jaraguari, Jardim, Maracaju, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo, Selvíria, Sonora, Terenos.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800.