Os 44 anos de instalação do 3° Grupamento de Bombeiros Militar em Corumbá foram celebrados nesta sexta-feira, 25 de novembro, com uma solenidade no quartel do 3° GBM. O prefeito Marcelo Iunes foi homenageado em reconhecimento ao apoio e à constante parceria da Prefeitura de Corumbá aos trabalhos da corporação na região. A cerimônia marcou o encerramento da Temporada de Incêndio Florestal 2022 (TIF 2022).

A Temporada de Incêndio Florestal 2022 (TIF 2022).mobilizou 614 bombeiros, além de aeronaves airtractor, em 182 dias ininterruptos de intensa operação de combate e prevenção às queimadas. Foram dez ciclos operacionais. Nesse período,  houve redução de 82% nos focos de queimadas em comparação à mesma época de 2020 e de 79% em relação a 2021. Segundo os dados TIF 2022, essa diminuição garantiu a preservação de 97% do bioma pantaneiro.

Os dados de controle das queimadas foram exaltados pelo prefeito Marcelo Iunes, que destacou os investimentos realizados pelo Governo do Estado na corporação. “Parabenizo os 44 anos de instalação do 3° Grupamento de Bombeiros em Corumbá e os investimentos que o Estado tem feito são de grande importância”, afirmou o chefe do Executivo Municipal.

Iunes avaliou que o fato de Corumbá possuir extensão territorial superior a 64 mil quilômetros quadrados e, grande parte desse território formar o Pantanal sul-mato-grossense, ele entende ser necessário ampliar cada vez mais o serviço oferecido à população, inclusive a ribeirinha.

“Entendo ser muito importante Corumbá ter, sediado no 3° Grupamento de Bombeiros, um grupamento aéreo, o que permitiria atendimento ainda mais rápido aos nossos moradores ribeirinhos. Seria um grande ganho para nossa população e também para os nossos bombeiros”, afirmou Marcelo Iunes. Ainda nesta sexta-feira, o prefeito encaminhou ofício ao comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, coronel Hugo Djan Leite, solicitando a instalação do grupamento aéreo no 3° Grupamento de Bombeiros Militar.

A solenidade foi presidida pelo comandante do Comando dos Bombeiros do Interior (CBI), coronel Denny Augusto Ferreira Cavalcanti. O militar destacou a importância da corporação em Corumbá, que foi criada em 30 de dezembro de 1978, e exaltou a atuação do 3° GBM no combate e prevenção às queimadas no Pantanal. “Todos vocês aqui hoje contribuíram, de forma direta ou indireta, para o Corpo de Bombeiros atender aos moradores de Corumbá e Ladário. Responde pelo 3° Grupamento de Bombeiros Militar o 1° tenente Silvanei Barbosa Coelho.