Ações aconteceram ao longo de novembro, com atendidos pelo PCAF
 
A Cidade Dom Bosco e a ESF (Estratégias Saúde da Família) Ênio Cunha 1, da Prefeitura Municipal de Corumbá, se uniram para garantir o acesso dos adolescentes às ações de saúde. Ao longo de novembro, foram realizadas ações dentro da Cidade Dom Bosco, com os atendidos pelo PCAF.


A primeira ação foi a atualização do calendário vacinal das crianças e adolescentes atendidos pela Cidade Dom Bosco. Todas as vacinas previstas pelo Ministério da Saúde para estas faixas etárias foram disponibilizadas pela ESF Ênio Cunha 1, que também foi responsável pela aplicação.


Na semana passada, os adolescentes tiveram uma palestra sobre prevenção à gravidez na adolescência e métodos contraceptivos. “Participamos de um projeto chamado Ciclo Saúde para fortalecimento da atenção primária. Identificamos que os adolescentes não procuram as nossas unidades de saúde nem a prevenção de doenças. Só buscam atendimento quando estão doentes. Para fortalecer esse vínculo, pensamos em atingir esse público através do PCAF. Já temos essa parceria desde o ano passado com a Cidade Dom Bosco”, explica a enfermeira e coordenadora do ESF Ênio Cunha 1, Poline Hortence Figueiredo das Neves.


A última ação acontece nesta sexta-feira (25), quando acontece a “Conversa Odontológica”, com um dentista, sobre higiene bucal e prevenção do câncer de boca.
Para o coordenador da Cidade Dom Bosco, Fernando Melgar, a parceria com a unidade de saúde é mais um benefício em prol de todos os atendidos pela instituição.


“Trabalhamos em prol das nossas crianças e adolescentes por completo. Além de garantirmos acesso à educação e ao lazer é importante também pensarmos na saúde delas. A parceria com a ESF Ênio Cunha 1 tem proporcionado momentos de autocuidado e também muito conhecimento para todos nós”, afirma.

Dom Bosco