Dia do empreendedorismo feminino.

Data foi instituída pela ONU e é celebrada mundialmente; em MS, são 136 mil mulheres empreendedoras, segundo o IBGE

No próximo sábado (19),, comemorado o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino. A data foi escolhida pelas Nações Unidas como símbolo de celebração e apoio a todas as mulheres que, ao redor do mundo, são responsáveis por liderar negócios nas mais diferentes áreas.

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a mulher brasileira trabalha 5 horas semanais a mais que os homens. O tempo é calculado tendo como base a famosa jornada dupla/tripla, um termo usado para descrever a rotina de uma mulher que tem múltiplas tarefas, entre sua atuação no mercado de trabalho, afazeres domésticos e filhos para cuidar. Ou seja, o trabalho nunca tem fim e os desafios são tantos que falamos de jornada contínua.

Em Mato Grosso do Sul, são 136 mil mulheres que conduzem o próprio negócio. O dado é do PNADC (Plano Nacional por Amostra de Domicílios Contínua) de 2019, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Segundo o Sebrae-MS, 73 mil mulheres no Estado já são microempreendedoras.

No estado, 36% dos empreendedores são mulheres, enquanto a média do país é de 34%. Para contribuir com cenário, Sebrae tem ações voltadas ao empreendedorismo feminino

Corumbá também tem mulheres empreendedoras que têm se destacado nas áreas em que escolheram atuar.


agenciasebrae