Às vésperas da semana nacional do doador de sangue, o Hemosul faz apelo aos doadores e futuros voluntários à doação para que compareçam a unidade e ajudem a salvar vidas. 

Nesta sexta-feira (18) o Hemosul entrou em estado de emergência para o tipo sanguíneo A- que está com apenas 5% do estoque necessário para atender a demanda em todo Estado. 

A tipagem O- se encontra em estado de alerta com 43%, e os tipos A+ e O+, em situação mediana com 83% e 76%, respectivamente. 

“Chegamos nessa sexta com muitos pedidos dos hospitais e pouquíssimas bolsas de sangue para atendê-los. A situação é pior para essas tipagens, mas vale ressaltar que toda doação é bem-vinda e ajuda a salvar vidas. Fazemos esse apelo para que os doadores se programem e venham até o Hemosul realizar sua solidariedade” explica a Coordenadora Geral da Rede Hemosul Marli Vavas.

Para atrair doadores voluntários e amenizar a situação crítica, neste sábado (19) o Hemosul Coordenador abrirá durante todo dia, das 7h às 17h. 

Para doar basta comparecer à unidade com documentos pessoais, estar bem alimentado e bem de saúde. Além dos critérios tradicionais como: ter entre 16 a 69 anos e pesar 51kg ou mais, é importante ficar atento ao intervalo necessário para quem se vacinou contra a Covid: Coronavac são 48h e para a Astrazeneca, Pfizer e Janssen intervalo de 7 dias. O Hemosul também reforça que doenças respiratórias deixam o doador inapto enquanto doente. 

Outras informações estão disponíveis no site www.hemosul.ms.gov.br, nas redes sociais do Hemosul: @hemosulms ou pelo telefone (67) 99298-6316 (whatsapp). 

O Hemosul Coordenador fica na Av. Fernando Correa da Costa, 1304, centro de Campo Grande. 

Mireli Obando, Subcom e Lívia Miranda, Hemosul