Hoje, 12 de novembro,  é o Dia do Pantanal.!

 

O imenso reservatório de água doce e maior área úmida continental do planeta está em Mato Grosso do Sul. O Pantanal é patrimônio da Humanidade e Reserva da Biosfera desde 2000, após reconhecimento das Nações Unidas, e Patrimônio Nacional, decretado em 1998. O bioma tem uma representatividade enorme para o meio ambiente e na mesma proporção para a economia.

O Governador Reinaldo Azambuja sancionou a  lei nº 5.518, aprovada pela Assembleia Legislativa, instituindo a data que lembra a morte do professor e ambientalista Francisco Anselmo de Barros, o Francelmo, que, em protesto contra usinas hidrelétricas no Pantanal, ateou fogo ao próprio corpo durante ato no centro de Campo Grande, em 2005.

A planície pantaneira, maior área alagável do mundo, se estende por mais de 200 mil quilômetros quadrados dos territórios de MT e MS.

O bioma cobre uma área mais extensa, cerca de 620 mil quilômetros quadrados, abrangendo também partes do Paraguai e da Bolívia, sendo considerado o mais preservado do mundo, com mais de 80% de sua cobertura original.

O Pantanal é considerado Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera pela Unesco.

A área do Pantanal tem 624.320 km² e está 62% localizado no Brasil (70% em Mato Grosso do Sul e 30% em Mato Grosso). Ocupa ainda a Bolívia (20% de sua área) e Paraguai (18%). O ciclo das águas é o que traz equilíbrio ambiental e a Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai, que fica no planalto, contribui para criar o fluxo de água para as planícies. O bioma é formado pelas sub-regiões Cáceres, Poconé, Barão de Melgaço, Paraguai, Paiaguás, Nhecolândia, Abobral, Aquidauana, Miranda, Nabileque e Porto Murtinho.

Dados apontados por instituições que atuam em preservação apontam que o Pantanal brasileiro chega a gerar US$ 112 bilhões por ano em serviços ambientais.
Em termos de riqueza da fauna e da flora, já foram registrados no território pelo menos 4,7 mil espécies de plantas e vertebrados. São 3,5 mil espécies de plantas (árvores, vegetações aquáticas e terrestres), 325 peixes, 53 anfíbios, 98 répteis, 656 aves e 159 mamíferos.

Venha conhecer o Pantanal, e admirar as suas belezas e também ajudar a preserva-lo, Pantanal Patrimônio Natural da Humanidade.

 

Da redação