O porta-voz presidencial considera que a greve já não tem razão de existir e deve ser levantada
O governo nacional confirmou nesta quarta-feira que haverá um novo decreto supremo sobre a realização do censo e sustenta que não há mais o que discutir sobre a data, uma vez concluídos os trabalhos da mesa técnica que se reuniu por quatro dias em Trinidad . (Benny).


Jorge Richter, porta-voz presidencial, afirmou que a greve que Santa Cruz está a realizar para o décimo nono dia não tem razão de ser e deve ser levantada. Ele também denunciou que há atores intelectuais que, supostamente, se coordenam com grupos criminosos  para que haja atos de violência, como os que surgiram nas últimas horas em Buena Vista e o Plano Três Mil. 


"A comissão técnica indicou seus critérios, vai enviar seu relatório ao presidente, seguramente nas próximas horas, e o governo também tem que dar um formato legal e com certeza isso será assunto dos próximos dias", disse. ele disse em uma entrevista coletiva à autoridade.
Segundo a versão de Richter,  os acontecimentos registrados na noite de ontem e nesta manhã não são espontâneos e ele  citou as palavras do vice-reitor da Universidade Autônoma Gabriel René Moreno (UAGRM), Reinerio Vargas; o presidente da comissão cívica, Rómulo Calvo e o governador Fernando Camacho, sobre a radicalização do protesto e as responsabilidades por danos pessoais que possam existir.


A coletiva de imprensa:


“Quem está pensando e planejando é o dono da responsabilidade intelectual, faz contato com esses grupos criminosos que, instigando esses grupos, estão pegando, contratando, patrocinando, para que viajem até o local, isso significa que há são recursos para a logística criminal e isso significa que existem pessoas atenciosas por trás ”, alertou.


Sublinhou que, “para trazer tranquilidade e segurança a toda a população, vai ser definido agora, com base na referência e sugestão que a mesa técnica de Trinidad tem trabalhado. A data, o mês e a realização do censo serão definidos e com isso não haveria mais discussão ”.


“Certeza é a primeira e a segunda, do Governo temos que apontar claramente, sempre convocando, dialogando, para levantar essas medidas de pressão, porque a greve não tem mais razão de ser porque o resultado da redistribuição econômica já está garantido e a data também já está definida”, comentou.


eldeber