Policiais militares do 6º Batalhão de Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, de Corumbá, foram homenageados na noite de ontem, segunda-feira, 07, pela Câmara de Vereadores, com a outorga de Moções de Congratulações por atos de bravura na preservação da segurança pública na faixa de fronteira do Brasil com a Bolívia, na noite em que grupos de manifestantes bolivianos fecharam o local, devido a manifestações pelo Censo 2023 naquele País, no dia 21 de outubro.

A aprovação das homenagens ocorreu durante sessão ordinária no dia 24 de outubro, por unanimidade, e foi uma iniciativa do vereador Genilson José. O presidente da Casa, Roberto Façanha, também assinou o documento.

Os policiais militares homenageados na noite de ontem foram Bruno Rodrigues de Oliveira, 2º Tenente; Jonielton Chaves Ruiz e Ronil Jose Bueno de Andrade, 2º sargentos; Verginio Alves Moraes Junior, Claudiney Roberto Nogueira e Rubens Ney Barros Santana, 3º sargentos; cabos Luiz Murqio Galdino e Roberto de Arruda Cavalcanti; soldados Daniel dos Santos Pereira, Anderson de Arruda Marques e Samuel Chaparro Junior, e a comandante do 6º Batalhão, tenente-coronel Letícia Raquel Lopes Ramos.

BLOQUEIO

Genilson, na oportunidade, explicou que os policiais foram responsáveis pelo bloqueio de proteção da entrada no Brasil, no Posto Esdras; providenciaram transporte humanitário dos bolivianos que não conseguiam retornar ao seu País, por outro acesso, na região de Carmo, além da retirada de manifestantes do território brasileiro.

“O cenário era de total destruição e conflito. Os policiais militares colocaram suas vidas em risco de forma incomum, sendo alvo direto dos manifestantes, uma vez que utilizavam fogos de artifícios como armas, pedras e pedaços de madeira contra manifestantes e quem quer que estivesse no local. No lado Brasileiro não tivemos feridos e nem danos patrimoniais, sendo que no lado boliviano se confirmou um óbito e muitos danos materiais, barricadas e destruição. Os policiais militares fizeram a guarda do território, evitando que Corumbá fosse palco de destruição e de vítimas”, justificou.

ATO DE CORAGEM

Para a comandante do 6º Batalhão, os policiais foram corajosos em enfrentar uma situação que ela própria classificou como de “terror mesmo”. Destacou que, mesmo não sendo uma atribuição constitucional da PM, os militares prontamente atenderam um “chamado de socorro”, diante da situação em que a fronteira se encontrava.

“Os policiais abandonaram o centro urbano de Corumbá e deslocaram para a fronteira, em atendimento a um pedido de socorro de cidadãos que estavam pedindo refúgio”, lembrou. Destacou que os 11 policiais que atenderam a ocorrência, conseguiram controlar manifestantes, preservando também o patrimônio da Receita Federal.

“Eu agradeço o reconhecimento por parte da Câmara, dos vereadores, o trabalho desenvolvido por estes policiais que realmente foram corajosos”, destacou para, em seguida, pedir apoio do Poder Legislativo para atuar junto ao Governo do Estado, no sentido de que estes policiais sejam promovidos por ato de bravura. “Eles realmente se arriscaram para preservar o território brasileiro”, enfatizou.

O presidente Roberto Façanha, por sua vez, disse que o Poder Legislativo corumbaense tudo fará para que “atos de bravura como esse, merecem ser reconhecidos pelo Estado”, inclusive buscando apoio de deputados estaduais ligados a Corumbá, para que isso ocorra.

MAIS HOMENAGENS

Ainda ontem, a Câmara prestou homenagens com Moções de Congratulações a dois policiais militares por relevantes serviços prestados à comunidade. Os agraciados foram o sargento Chaves e o soldado Pereira, por salvarem a vida de uma criança recém-nascida, que estava com as vias respiratórias obstruídas pelo leite materno. O veículo em que eles estavam foi abordado por populares e, de pronto, prestaram assistência necessária, mostrando que estão sempre prontos para salvaguardar a vida da população. O ato também recebeu elogios da comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Letícia Raquel Lopes Ramos.

Texto/Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara